skip to main content

Concentração de flúor na placa dentária após uso de dentifrício precedido por bochecho de lactato de cálcio

Marília Afonso Rabelo Buzalaf Juliano Pelim Pessan; G. M Whitford; Salete Moura Bonifácio da Silva Silva; C. M Sicca; T. S Souza; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (23. 2006 Atibaia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 20, p. 232, res. Pb186, 2006. Supplement

São Paulo 2006

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Concentração de flúor na placa dentária após uso de dentifrício precedido por bochecho de lactato de cálcio
  • Autor: Marília Afonso Rabelo Buzalaf
  • Juliano Pelim Pessan; G. M Whitford; Salete Moura Bonifácio da Silva Silva; C. M Sicca; T. S Souza; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (23. 2006 Atibaia, SP)
  • Assuntos: PLACA BACTERIANA; FLÚOR; DENTIFRÍCIO FLUORADO; ANTISSÉPTICOS BUCAIS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 20, p. 232, res. Pb186, 2006. Supplement
  • Notas: MPC 225
  • Descrição: Este estudo duplo-cego e cruzado testou o efeito de um bochecho contendo Lactato de Cálcio (CaLac) 150 mM usado previamente à escovação com um dentifrício placebo (DP) ou um dentifrício fluoretado (DF, 1.030 ppm-NaF) sobre as concentrações de flúor ([F]) na placa dentária e na saliva. Dezesseis crianças (8- 10 anos) residentes em uma área fluoretada (0,85 ppm F) foram alocadas aleatoriamente em 4 diferentes grupos, de acordo com os 4 tratamentos possíveis (DP e DF, precedidos por bochechos com CaLac ou água deionizada). No sexto dia de cada semana, somente as superfícies oclusais foram escovadas, para permitir o acúmulo de placa. Na manhã do sétimo dia, foi coletada placa dentária 12 h após última escovação (lado direito da boca) e saliva estimulada. As crianças então escovaram seus dentes e 1 h após, coletou-se placa (lado esquerdo) e saliva. As [F] foram determinadas utilizando o eletrodo íon-específico após extração por HClO4 (placa) e difusão facilitada por HMDS (saliva). A análise de cálcio (Ca) foi feita por espectrometria de absorção atômica. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). Para ambos os dentifrícios e tempos de coleta, o uso do CaLac não promoveu aumentos significativos nas [F] na placa. Na saliva, entretanto, observou-se um aumento significativo nas [F] 1 h após o uso do DF, em comparação ao bochecho com água. Quanto ao Ca, nenhum aumento foi verificado na saliva e na placa, exceto 1 h após o uso do DP, na placa.
    Os resultados sugerem que, na concentração testada, o bochecho com CaLac não foi efetivo para aumentar a retenção de F na placa dentária
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 232, res. Pb186.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.