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Aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da pressão venosa central

Galvão, Elizabeth Correia Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2012-02-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da pressão venosa central
  • Autor: Galvão, Elizabeth Correia Ferreira
  • Orientador: Püschel, Vilanice Alves de Araujo
  • Assuntos: Aprendizagem; Pressão Venosa Central; Tecnologia; Informática Em Enfermagem; Ensino; Enfermagem - Educação; Informatics In Nursing; Nursing Education; Central Venous Pressure; Teaching; Technology; Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Para favorecer a formação de consciência crítica, de atitudes e do desenvolvimento de competências; dar significado ao conteúdo abordado; integrar conceitos teóricos a realidades práticas; e relacionar e contextualizar experiências, o processo de ensino-aprendizagem deve contar com novas estratégias que permitam diferentes modos de aquisição de conhecimentos. Considerando-se as dificuldades dos estudantes com relação ao procedimento da mensuração da Pressão Venosa Central (PVC), que apesar de rotineiro é complexo, a utilização de aplicativos multimídia dinâmicos e interativos em plataforma móvel, podem se mostrar uma alternativa para aprimorar o processo de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo para o ensino do procedimento Mensuração Manual da Pressão Venosa Central que pode ser utilizado em dispositivos móveis. A trajetória se consolidou a partir da análise e síntese dos referenciais teórico (uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino), pedagógico (bases construtivistas e aprendizagem significativa) e metodológico (design instrucional contextualizado em consonância com os pressupostos pedagógicos). Foram definidos os conteúdos do aplicativo e a adequada fluência de navegação e operação, necessários para prover subsídios teóricos, de modo que o estudante de Enfermagem possa realizar o procedimento de mensuração da PVC durante as atividades práticas. A multimídia foi o método escolhido por favorecer um ambiente motivador e dinâmico, pois integra imagens e textos num aplicativo disponível para celulares, constituindo-se um meio móvel e autônomo de aprendizagem. A pesquisa, ao descrever as etapas do planejamento, desenvolvimento e avaliação do aplicativo multimídia Pressão Venosa Central, permitiu demonstrar a viabilidade do desenvolvimento desta ferramenta pedagógica. Os resultados da pesquisa abrem perspectivas para acreditar que, na educação em Enfermagem, a tecnologia disponível pode descortinar novos modos de aprender significativamente, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento de outros recursos informatizados voltados à educação de Enfermagem.
  • DOI: 10.11606/D.7.2012.tde-10022012-110838
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2012-02-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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