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A dialogia escritural em Marina Colasanti

Marly Camargo de Barros Vidal Maria Lourdes Motter

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t410 V649d e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A dialogia escritural em Marina Colasanti
  • Autor: Marly Camargo de Barros Vidal
  • Maria Lourdes Motter
  • Assuntos: ANÁLISE DO DISCURSO; LINGUAGEM; LITERATURA -- SÉCULO 20 -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O trabalho aqui apresentado tem como objeto o texto de Marina Colasanti, ensaísta, cronista e contista. No âmbito da diversidade textual praticada, escolhemos as crônicas e os ensaios para o trabalho. Nosso objetivo é investigar como se processa a estruturação dos elementos constituintes do discurso. Pressupomos que as relações comunicativas que organizam o enunciado - unidade real da comunicação verbal e definidor da textualidade - estruturam-se pelo estilo verbal, e esse processo seria dialogicizante. Nosso tema é o diferencial composicional dos gêneros praticados. Veiculados inicialmente em uma revista feminina (os ensaios) e no jornal (as crônicas), os textos ganham a perenidade do livro. São esses os textos considerados como objeto específico, de nossas análises. Sendo a autora uma mulher inserida no mundo do trabalho, da atividade comunicacional e, declaradamente interessada nos assuntos e no viver feminino, interessa-nos perceber como constrói seu discurso de modo a dar seu recado. Tendo como ponto de partida a natureza social da enunciação, o homem como ser que se relaciona com o mundo através da linguagem, construindo assim o significado de sua existência, no processo de suas relações dialógicas intersubjetivas, optamos por trabalhar com a teoria da dialogia, do pensador russo Mikhail Bakhtin. Buscamos apoio em Adam Schaff e Agnes Heller nas questões da linguagem e cotidiano. Consideramos o discurso de Colasanti tematicamente preocupado com
    as questões femininas, tentando interferir no universo feminino, buscando inclusões, sejam de caráter social, familiar, ou entre os sexos. Discurso preocupado com a composição, permeado pelo poético, pela interdiscursividade e estilização. Presença de recorrência temática, de figuras e imagens, permitindo assim a unidade na prática discursiva
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 213 p.
  • Idioma: Português

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