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A dialogia escritural em Marina Colasanti
Marly Camargo de Barros Vidal Maria Lourdes Motter
2001
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t410 V649d e.2 )
(Acessar)
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Título:
A dialogia escritural em Marina Colasanti
Autor:
Marly Camargo de Barros Vidal
Maria Lourdes Motter
Assuntos:
ANÁLISE DO DISCURSO
;
LINGUAGEM
;
LITERATURA -- SÉCULO 20 -- BRASIL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O trabalho aqui apresentado tem como objeto o texto de Marina Colasanti, ensaísta, cronista e contista. No âmbito da diversidade textual praticada, escolhemos as crônicas e os ensaios para o trabalho. Nosso objetivo é investigar como se processa a estruturação dos elementos constituintes do discurso. Pressupomos que as relações comunicativas que organizam o enunciado - unidade real da comunicação verbal e definidor da textualidade - estruturam-se pelo estilo verbal, e esse processo seria dialogicizante. Nosso tema é o diferencial composicional dos gêneros praticados. Veiculados inicialmente em uma revista feminina (os ensaios) e no jornal (as crônicas), os textos ganham a perenidade do livro. São esses os textos considerados como objeto específico, de nossas análises. Sendo a autora uma mulher inserida no mundo do trabalho, da atividade comunicacional e, declaradamente interessada nos assuntos e no viver feminino, interessa-nos perceber como constrói seu discurso de modo a dar seu recado. Tendo como ponto de partida a natureza social da enunciação, o homem como ser que se relaciona com o mundo através da linguagem, construindo assim o significado de sua existência, no processo de suas relações dialógicas intersubjetivas, optamos por trabalhar com a teoria da dialogia, do pensador russo Mikhail Bakhtin. Buscamos apoio em Adam Schaff e Agnes Heller nas questões da linguagem e cotidiano. Consideramos o discurso de Colasanti tematicamente preocupado com
as questões femininas, tentando interferir no universo feminino, buscando inclusões, sejam de caráter social, familiar, ou entre os sexos. Discurso preocupado com a composição, permeado pelo poético, pela interdiscursividade e estilização. Presença de recorrência temática, de figuras e imagens, permitindo assim a unidade na prática discursiva
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
213 p.
Idioma:
Português
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