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Resposta não declarada: contribuições do eye tracker e da resposta de condutância de pele para a pesquisa em publicidade.

Kawano, Diogo Rogora

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-06-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Resposta não declarada: contribuições do eye tracker e da resposta de condutância de pele para a pesquisa em publicidade.
  • Autor: Kawano, Diogo Rogora
  • Orientador: Batista, Leandro Leonardo
  • Assuntos: Neurociência Do Consumo; Condutância De Pele; Publicidade E Propaganda; Prospect Theory; Eye Tracking; Advertising And Propaganda; Consumer Neuroscience; Skin Conductance
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: Profundas transformações têm impactado não somente os processos interacionais e comunicacionais como, também, a forma de se fazer pesquisa em comunicação. Tal busca por um maior entendimento passa pela dinâmica científica e seus métodos no campo da comunicação. O avanço das metodologias mais ligadas à neurociência e suas aplicações em outras áreas do conhecimento, incluindo a comunicação, fez emergir um crescente interesse por pesquisadores do campo. Entretanto, a contribuição efetiva de tais metodologias, como a aferição no nível condutância de pele e o rastreamento ocular (eye tracking) ainda não é devidamente clara. A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o diálogo interdisciplinar entre os campos da comunicação e neurociência, no que se refere ao emprego combinado das metodologias do eye tracking e de condutância de pele, a fim de se identificar possíveis contribuições e limitações dos métodos para a comunicação. Para tanto, foi conduzido um experimento com 46 universitários homens e mulheres, que tiveram seus dados de rastreamento ocular e nível de condutância de pele aferidos enquanto observavam um dos três tipos de abordagem (frame) em campanhas de segurança no trânsito (neutra, positiva e negativa). Os dados foram, então, analisados de forma quantitativa e qualitativa, e comparados com avaliações atitudinais autodeclaradas pelos participantes. Como principais resultados, houve diferenças entre três as abordagens consoante a forma e métrica de avaliação, sugerindo que a escolha por determinada forma de análise exerce um considerável efeito sobre os resultados. As considerações finais indicam que, apesar de apresentarem limitações, o eye tracking e a condutância de pele constituem métodos importantes e complementares às formas tradicionais de pesquisa em comunicação, ao conferirem uma maior objetividade e comparabilidade de informações relativas a aspectos atencionais e emocionais de conteúdos comunicacionais persuasivos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-14082019-113333
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-06-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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