skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Notas sobre a sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura

Wisnik, Guilherme ; Fix, Mariana ; Leite, José Guilherme Pereira ; Andrade, Julia Pinheiro ; Arantes, Pedro

Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo da FAUUSP, 2000-06 (9), p.192 [Periódico revisado por pares]

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Notas sobre a sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura
  • Autor: Wisnik, Guilherme ; Fix, Mariana ; Leite, José Guilherme Pereira ; Andrade, Julia Pinheiro ; Arantes, Pedro
  • É parte de: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo da FAUUSP, 2000-06 (9), p.192
  • Descrição: A antiga estação de trens Júlio Prestes, concebida para ser a porta de entrada da cidade do café, foi inaugurada apenas em 1938, depois da crise de 1929, e permaneceu esquecida por longo tempo. Somente agora, quando é convertida em uma moderna sala de concertos, a estação parece viver seu apogeu. Sede da nova Orquestra do Estado, modernizada pelo maestro Neschling, a Sala São Paulo é atualmente o maior símbolo das novas intervenções em cultura na cidade. Rodeada por uma zona urbana degradada, a chamada “ Cracolândia" a Sala São Paulo nasce como aparente sinal de civilização em meio à barbárie e pretende transformar todo seu entorno. Mais que isso, a sala é anunciada como o ponto de inflexão de uma “ grande virada” na área central: desencadeando, juntamente com outros investimentos culturais, um “ efeito dominó” de revalorização e retomada dos negócios imobiliários. As relações entre Estado e setor privado, entre alta cultura e mercado imobiliário, a disputa territorial que se configura com a tentativa de retomada do centro pelas elites e seu suposto projeto civilizatório permeiam a história da Sala São Paulo e são investigadas neste artigo
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.