Teleducação e desenvolvimento infantil: contribuições do profissional da saúde a pais e equipe
ABCD PBi


Teleducação e desenvolvimento infantil: contribuições do profissional da saúde a pais e equipe

  • Autor: Sousa, Lyana Carvalho E
  • Orientador: Maximino, Luciana Paula; Moraes, Marcia Cristina Almendros Fernandes
  • Assuntos: Desenvolvimento Infantil; Teleducação; Telessaúde; Terapia Ocupacional; Child Development; Occupational Therapy; Tele-Education; Telehealth
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Dentre as anomalias craniofaciais, as fissuras labiopalatinas são as que apresentam maior incidência. O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru, assiste a essa clientela de toda a América Latina por meio de uma equipe interdisciplinar de referência. Como o tratamento adequado demanda vários anos de intervenção e cuidados, as famílias das crianças com esse tipo de anomalia acabam se deparando com barreiras de caráter financeiro e geográfico que dificultam o acesso à terapia. Diante disso, o uso de ferramentas digitais na comunicação entre profissionais da saúde e os responsáveis pelos pacientes é um potencial recurso na transmissão de conhecimento. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar um ambiente virtual para transmissão de informações sobre o desenvolvimento de crianças com e sem fissura labiopalatina e/ou anomalia craniofacial para pais e profissionais na rede de assistência em saúde por meio da Teleducação e analisar o conhecimento dos pais e profissionais sobre o desenvolvimento de crianças, e a aplicabilidade do ambiente virtual. Para o estudo foi criado um ambiente virtual de aprendizagem (site) sobre o desenvolvimento de crianças de zero a dois anos de idade. O site foi avaliado em dois momentos: Avaliação 1 (conteúdo), da qual participaram cinco terapeutas ocupacionais e cinco fonoaudiólogos e Avaliação 2 (aplicabilidade) no pré-teste, participaram 13 responsáveis de crianças com fissura labiopalatina matriculadas no HRAC/USP, sete profissionais do hospital de diferentes áreas e no momento do pós-teste participaram três responsáveis e seis profissionais. O resultado da Avaliação 1 foi submetido à análise descritiva e tratamento quanti-qualitativo, usando as características e formas de análise do Emory e da Avaliação 2 os dados foram analisados descritivamente, com cálculos de frequência de respostas às questões fechadas e abertas do questionário utilizado. No pós-teste, os participantes preencheram a Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM). A qualidade do site foi considerada na Avaliação 1 Adequada por 81,1% dos avaliadores, enquanto o conteúdo por faixa etária foi considerado Excelente por 94,3%. Quanto aos dados provenientes do questionário aplicado no momento pós-teste, verificou-se aumento do número de acertos em relação ao pré-teste em 16 questões. Os resultados provenientes da FPM classificaram o site como impressionante. Concluiu-se que o uso do ambiente virtual na assistência de crianças com fissuras labiopalatinas foi relevante, mostrando-se adequado ao fim ao qual se destina. Isso indica, portanto, que o desenvolvimento tecnológico pode beneficiar processos terapêuticos e facilitar o acesso a estas informações específicas
  • DOI: 10.11606/T.61.2017.tde-06102020-174504
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Data de criação/publicação: 2017-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FOB - Fac. Odontologia de Bauru (So85t )