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Avaliação da influência do ajuste entre moldura e briquete na deformação do núcleo de placas combustíveis

Costa, Reginaldo Saldes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares 2020-05-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação da influência do ajuste entre moldura e briquete na deformação do núcleo de placas combustíveis
  • Autor: Costa, Reginaldo Saldes
  • Orientador: Durazzo, Michelangelo
  • Assuntos: Trincas No Núcleo Da Placa Combustível; Reator De Pesquisa; Folga Entre Briquete E Moldura; Dimensões Para Combustível Tipo Placa; Combustível Tipo Placa; Dimensions For Plate Type Fuel; Cracks In The Fuel Plate Core; Plate Type Fuel; Research Reactor; Clearance Between Briquette And Frame
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Reator Multipropósito Brasileiro, conhecido como RMB, visa a produção de radioisótopos para aplicação na saúde, indústria e meio ambiente, irradiação e teste de materiais, realização de pesquisas científicas em física nuclear e aplicação de feixe de nêutrons em apoio a pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em várias áreas do conhecimento. O combustível para esse reator é do tipo MTR (Materials Testing Reactor) e será produzido pelo Centro de Combustível Nuclear do IPEN, que já vem desenvolvendo e fabricado rotineiramente esse tipo de combustível e tem como desafio aumentar a produtividade das instalações para atender à atual e futura demanda. Objetivou-se neste trabalho estudar a influência da folga entre o briquete e a cavidade da moldura no aparecimento de trincas no núcleo da placa combustível. Para isso, realizou-se uma análise do processo de produção das placas a serem usadas no Reator Multipropósito Brasileiro e estudou-se diferentes folgas definiu-se uma folga padronizada. Foram laminadas e radiografadas placas combustíveis montadas com diferentes folgas entre a moldura e o briquete, identificando-se a ocorrência de trincas no núcleo. As informações obtidas permitiram definir as dimensões e tolerâncias adequadas dos briquetes e das cavidades das molduras que garantem a produção de placas combustíveis dentro dos padrões aceitáveis, melhorando a produtividade do Centro de Combustível Nuclear. Além da folga entre o briquete e a cavidade da moldura, a qual era considerada a principal causa para o trincamento do núcleo, outras causas também foram investigadas. Tanto a folga como também a qualidade do acabamento superficial da matriz de compactação do briquete mostraram-se ser a causa para o trincamento do núcleo durante a laminação das placas combustíveis.
  • DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-21092020-095150
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
  • Data de criação/publicação: 2020-05-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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