skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O romance de formação da professora contribuições da literatura para pensar a História da Educação

Patrícia Aparecida do Amparo Renata Marcilio Candido; Ana Laura Godinho Lima

Cadernos de História da Educação Uberlândia v. 21, p. 1-18, e076, 2022

Uberlândia 2022

Acesso online

  • Título:
    O romance de formação da professora contribuições da literatura para pensar a História da Educação
  • Autor: Patrícia Aparecida do Amparo
  • Renata Marcilio Candido; Ana Laura Godinho Lima
  • Assuntos: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; ROMANCE DE FORMAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; IDENTIDADE PROFISSIONAL; ESCOLHA PROFISSIONAL; LITERATURA BRASILEIRA
  • É parte de: Cadernos de História da Educação Uberlândia v. 21, p. 1-18, e076, 2022
  • Notas: Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64755. Acesso em: 30 ago. 2022
  • Descrição: Este artigo investiga os processos de formação docente descritos em dois livros publicados na primeira metade do século XX, a saber: “O calvário de uma professora”, de Dora Lice, e “Clarissa”, de Érico Veríssimo. Investe-se na leitura desses livros como romances de formação que ao apresentarem as personagens-professoras em diferentes circunstâncias, escolares e não escolares, permitem identificar os complexos processos que constroem suas identidades profissionais. As temáticas relacionadas à escolha profissional das protagonistas, as questões de gênero presentes nos enredos das obras, assim como os usos potenciais das obras literárias para tratar dos temas da história da educação brasileira, incluindo a história da escola, da profissão docente, e os embates entre o método tradicional e as ideias renovadas de ensino constituem eixos articuladores da análise aqui proposta.
  • Editor: Uberlândia
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p.1-18, e076.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.