skip to main content

Nuances do diálogo entre educação criança e consumo estudo do caso Pão de Acúcar Kids

Ricardo Zagallo Camargo Sandra Maria Ribeiro de Souza

2003

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t658.8 C172n e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Nuances do diálogo entre educação criança e consumo estudo do caso Pão de Acúcar Kids
  • Autor: Ricardo Zagallo Camargo
  • Sandra Maria Ribeiro de Souza
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; MARKETING; CRIANÇAS; Pão de Acúcar kids
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) -- Escola de COmunicação e Artes da Universidade de São Paulo na área de concentração relações públicas e propaganda e turismo
  • Descrição: O objeto de estudo da pesquisa é o projeto Pão de Açúcar Kids, enfocado a partir dos diferentes níveis de discurso institucional. Situado no âmbito das ações de marketing institucional do grupo Pão de Açúcar, o PA Kids é uma iniciativa voltada para o público, prioritariamente, entre 3 e 12 anos e tem como carro-chefe, um supermercado infantil com uma proposta educacional. É importante ressaltar que a publicidade entendida como simples meio de divulgação de serviços e produtos não é em específico o foco da pesquisa. A análise do projeto PA Kids volta-se para o conceito mais amplo de comunicação integrada e ainda de marketing institucional. A fundamentação teórica prioriza os conceitos básicos de marketing, a construção da noção de infância e a educação. Tem como premissa de discussão a desconstrução de conceitos naturalizados e muitas vezes planos ou estereotipados, principalmente de criança e educação. Os dados são tratados qualitativamente e foram coletados em entrevistas, documentos das mais variadas fontes e observação do local, sendo que o referencial de análise é a Análise do Discurso proposta por Maingueneau. Não é, contudo, uma análise do discurso de linha francesa (AD) no sentido estrito. São utilizadas algumas de suas noções e métodos como ferramentas para o entendimento mais aprofundado da enunciação. São especialmente importantes as noções de cena e lugar da enunciação, assim como do papel e ethos dos enunciadores. Essa escolha teórica se justifica
    sobretudo pelo fato do PA Kids ser uma iniciativa educacional situada num contexto marketing. A combinação de elementos a primeira vista discrepantes enfatiza o questionamento sobre a interferência exercida pelo lugar (marketing) em relação ao enunciado (educação). Portanto, Maingueneau auxilia na compreensão dessa questão ao compreender o contexto não apenas como um pano de fundo que tem reflexos na elaboração dos discursos, mais sim como parte integrante deles
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 235 p. anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.