skip to main content

O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação; The course of recognition in communication studies

Barros, Laan Mendes De

MATRIZes; v. 16 n. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 137-152

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação 2023-01-02

Acesso online

  • Título:
    O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação; The course of recognition in communication studies
  • Autor: Barros, Laan Mendes De
  • Assuntos: Mediações; Midiatização; Percurso Do Reconhecimento; Comunicação; Experiência Estética; Mediations; Mediatization; Course Of Recognition; Communication; Aesthetic Experience
  • É parte de: MATRIZes; v. 16 n. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 137-152
  • Descrição: O deslocamento “dos meios às mediações”, proposto por Martín-Barbero, na formação de um comunicador comunicólogo e seu percurso de reconhecimento são tratados neste artigo a partir das reflexões de Paul Ricœur sobre o “percurso do reconhecimento” e sobre as questões de identidade, ipseidade e alteridade, na compreensão de “si-mesmo como outro”. Traz autorreflexões sobre o percurso intelectual do autor e seu reconhecimento como comunicólogo, discute os estudos de comunicação no contexto de midiatização da sociedade e investe nas articulações entre comunicação e experiência estética, para “socializar o sensível” e “sensibilizar o social”, nas palavras de Herman Parret, como “estratégias sensíveis”, na linha do que propõe Muniz Sodré.
    The displacement “from the media to mediations”, proposed by Martín-Barbero, in the formation of a communicologist communicator and his path of recognition, based on Paul Ricœur’s reflections on the “course of recognition” and on the questions of identity, ipseity and otherness, in the comprehension of “oneself as another”. Self-reflections on this intellectual course and on this recognition as a communicologist. Communication studies in the context of mediatization of society, and articulations between communication and aesthetic experience, “socializing the sensible” and “sensibilizing the social”, as said by Herman Parret, and as “sensitive strategies”, in the words of Muniz Sodré.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204344/190143; https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204344/190144
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Data de criação/publicação: 2023-01-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.