skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Escolas cheias, cadeias vazias notas sobre as raízes ideólogicas do pensamento educacional brasileiro

Maria Helena Souza Patto

Estudos Avançados São Paulo v. 21, n. 61, p. 243-266, 2007

São Paulo 2007

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=PMa/49) )(Acessar)

  • Título:
    Escolas cheias, cadeias vazias notas sobre as raízes ideólogicas do pensamento educacional brasileiro
  • Autor: Maria Helena Souza Patto
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; IDEOLOGIA
  • É parte de: Estudos Avançados São Paulo v. 21, n. 61, p. 243-266, 2007
  • Descrição: Sobre o pano de fundo do desemprego, da violência e da precariedade do ensino público fundamental e médio brasileiros atuais, vem ganhando força um discurso que atribui à escola a missão social de prevenção da criminalidade juvenil, não pelo ensino de conteúdos e habilidades ou de preparação para o trabalho, mas como espaço de permanência dos alunos que supostamente os protege dos "caminhos da criminalidade". Uma pesquisa documental - com destaque para os pareceres de Rui Barbosa sobre a educação nacional, datados de 1882-1883, mas voltados para o projeto republicano que estava em andamento - revela, no entanto, que o lema "escolas cheias, cadeia vazias" é antigo no discurso educacional do país e data da passagem do Império à República e de suas conseqüências sobre a vida nas cidades: a chamada "questão social" da Primeira República, tida por alguns como "caso de polícia", e por outros como "caso de educação". Embora ciente de que a história é também descontinuidade, a análise destaca a continuidade do processo histórico brasileiro, na qual idéias e ações oficiais, aparentemente diversas, repõem-no sob novas vestes. O texto termina apontando algumas medidas que se fazem necessárias e urgentes se não quisermos permanecer reféns do poder do atraso inerente à lentidão da história do Brasil
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 243-266.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.