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Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileira de cinco grupos culturais

Yumi Gosso Emma Otta; Maria de Lima Salum e Morais

Estudos de Psicologia Natal, RN v. 11, n. 14, p. 41-51, 2006

Natal, RN 2006

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=OEm/141) )(Acessar)

  • Título:
    Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileira de cinco grupos culturais
  • Autor: Yumi Gosso
  • Emma Otta; Maria de Lima Salum e Morais
  • Assuntos: BRINCAR DE FAZ-DE-CONTA; DIFERENÇAS INTERCULTURAIS; BRINQUEDOS
  • É parte de: Estudos de Psicologia Natal, RN v. 11, n. 14, p. 41-51, 2006
  • Descrição: O presente estudo comparou os pivôs utilizados nas transformações simbólicas de brincadeiras imaginativas de crianças de cinco grupos culturais brasileiros (41 meninas e 35 meninos, de quatro a seis anos de idade): de uma pequena comunidade praiana, de uma aldeia indígena e de três grupos de níveis socioeconômicos diferentes (alto, baixo e misto) de uma metrópole. Os pivôs foram classificados como elementos naturais, utensílios e brinquedos. Constatou-se que: (i) a escolha de pivôs relacionou-se com os objetos disponíveis: as crianças indígenas e da comunidade praiana usaram mais elementos naturais; as indígenas, mais utensílios e as da metrópole, mais brinquedos manufaturados; (ii) objetos pouco estruturados prestaram-se a um grande número de transformações simbólicas; (iii) meninas usaram mais reproduções de seres vivos e meninos, de veículos e armas. Em suma, os resultados indicam que as crianças, através dos pivôs, refletem nas brincadeiras sua individualidade e os valores de sua cultura
  • Editor: Natal, RN
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 17-24.
  • Idioma: Português

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