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Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs): caminhos e descaminhos de um modelo educacional a serviço do desenvolvimento econômico
Bizzocchi, Carlos Eduardo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-10-14
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Título:
Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs): caminhos e descaminhos de um modelo educacional a serviço do desenvolvimento econômico
Autor:
Bizzocchi, Carlos Eduardo
Orientador:
Ricardo, Elio Carlos
Assuntos:
Educação
;
Ensino Vocacional
;
Ginásio Orientado Para O Trabalho
;
Ginásios Polivalentes
;
Education
;
Polyvalent Vocational School
;
Vocational Education
;
Work-Oriented Gymnasiums
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Os Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs) foram instalados em 1968 em alguns estados brasileiros, com a rubrica do governo federal e com vista à descoberta de aptidões e preparação dos alunos para uma realidade baseada no desenvolvimento econômico, como modelo educacional vocacional. Sob a justificativa de ser uma escola democrática que visava ao aceso universal sem distinção, implicitamente intencionava a formação do aluno para o trabalho, implementando uma função terminal a este nível de ensino. Durante os dez anos em que foi gestado, o modelo vocacional foi amplamente debatido, sob a justificativa da educação precisar servir ao desenvolvimento econômico do país. Por meio da leitura de documentos como jornais diários, revista Vozes, revista Anhembi e Diários do Congresso, principalmente, procedeu-se a uma análise de conteúdo para investigar a possível influência política e intelectual na formação dos GOTs ao longo deste recorte temporal. Com o aprofundamento das investigações, concluiu-se que o modelo em questão, apesar das manifestações constantes e das variadas reconfigurações dos personagens mais atuantes durante o período entre sua idealização e sua instalação, foi criado dentro do campo tecnoburocrático do governo federal, sob influência decisiva de contexto político-social favorável e interferência do setor empresarial e do capital estrangeiro envolvido, por meio de acordos de cooperação binacionais entre Brasil e Estados Unidos.
DOI:
10.11606/T.48.2022.tde-18112022-101928
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2022-10-14
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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