skip to main content

Telessaúde: Ambiente Virtual de Aprendizagem em aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil

Martins, Aline

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2013-02-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Telessaúde: Ambiente Virtual de Aprendizagem em aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil
  • Autor: Martins, Aline
  • Orientador: Maximino, Luciana Paula
  • Assuntos: Telessaúde; Pediatra; Linguagem Infantil; Educação A Distância; Desenvolvimento Da Linguagem; Educations Distance; Language Development; Pediatrics; Telemedicine; Child Language
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os profissionais que acompanham a saúde e desenvolvimento criança de forma sistemática nos primeiros aos de vida, são fundamentais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Este estudo teve por objetivo desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem, na área de Fonoaudiologia, aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil para orientação dos médicos pediatras, com a utilização da Teleducação Interativa. A metodologia seguiu as seguintes fases de desenvolvimento: Análise e Planejamento, Modelagem, Implementação e Avaliação. Foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre as etapas de desenvolvimento da linguagem, de forma cronológica, desde o nascimento até os 7 anos de idade, indicando as principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase, para confecção do material a ser implementado no ambiente virtual de aprendizagem em formato de blog. O material desenvolvido foi disponibilizado no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com./. Este material foi avaliado do ponto de vista da qualidade técnica e do conteúdo por 63 fonoaudiólogos por meio de dois questionários, sendo o primeiro denominado de Emory adaptado e o segundo correspondendo à avaliação específica do conteúdo do blog elaborado pela pesquisadora. Os resultados demonstraram que o blog foi avaliado como Excelente quanto aos aspectos: conteúdo, precisão, autoria, atualizações, público, navegação, links externos e estrutura, bem como na avaliação específica do conteúdo. Outro ponto favorável foi o alcance do material, no período de setembro a dezembro de 2012 o blog Fonoaudiologia e Pediatria recebeu 5.046 visitas de diversos países, além do Brasil, demonstrando o uso frequente da internet para obtenção de informações na área da saúde. Portanto, um ambiente virtual de aprendizagem contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido, a fim de orientar médicos pediatras englobando desde fases típicas a alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.
  • DOI: 10.11606/D.25.2013.tde-05062013-152611
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2013-02-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.