Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana
ABCD PBi


Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana

  • Autor: Menna-Barreto, Luiz ; Wey, Daniela
  • Assuntos: Ciclo vigília-sono ; Cronobiologia ; Desenvolvimento humano ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Ritmos biológicos
  • É parte de: Psicologia USP, 2007-06, Vol.18 (2), p.133-153
  • Descrição: Nesta revisão apresentamos fatos e comentários sobre a evolução dos sistemas de temporização ("relógios biológicos") na espécie humana. Na Introdução definimos alguns conceitos básicos da Cronobiologia que serão utilizados ao longo do artigo. Nas quatro seções subseqüentes, discutimos fatos marcantes que caracterizam a ritmicidade biológica em distintas etapas da ontogênese: bebês, adolescentes, adultos e idosos. Concluímos o artigo com um convite à reflexão sobre as perspectivas que se abrem com esse novo campo do conhecimento. In this review we present facts and comments on the evolution of the timing systems ("biological clocks") in humans. In the Introduction we define basic concepts of Chronobiology which will be used along the paper. In the four following sections we discuss landmarks which characterize biological rhythmicity in distinct moments of ontogeny: infants, adolescents, adults and elderly. We close the review with an invitation to consider the perspectives now open in this new area of knowledge. Cette révision présente certains faits et des commentaires sur l’ ontogenèse des systèmes de temporisation («les horloges biologiques») chez l’homme. D´abord, nous présentons quelques défi nitions fondamentales de la Chronobiologie, ce qui nous semble nécessaire à la compréhension du texte suivant. Les quatre sections organisées à la suite abordent des faits remarquables qui caractérisent la rhythmicité biologique au cours de l’ontogenèse chez les bébés, les adolescents, les adultes et les anciens. À la conlusion nous proposons une réflexion sur les perspectives qui s´ouvrent par ce nouveau champ de connaissance.
  • Editor: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português