skip to main content

A paradox sheet: the Metropolitan Cathedral of Rio de Janeiro; Na hoja paradoja: la Catedral Metropolitana de Rio de Janeiro; Um paradoxo patrimonial: a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Segre, Roberto; Santos, João Henrique Dos; Souza, Estela Maris De

Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online); Bd. 14 Nr. 2 (2016); 67-81

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2016-12-23

Acesso online

  • Título:
    A paradox sheet: the Metropolitan Cathedral of Rio de Janeiro; Na hoja paradoja: la Catedral Metropolitana de Rio de Janeiro; Um paradoxo patrimonial: a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
  • Autor: Segre, Roberto; Santos, João Henrique Dos; Souza, Estela Maris De
  • Assuntos: Rio De Janeiro; História Urbana; Catedral Metropolitana; Río De Janeiro; Historia Urbana; Rio De Janeiro; Urban History; Metropolitan Cathedral
  • É parte de: Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online); Bd. 14 Nr. 2 (2016); 67-81
  • Descrição: The Cathedral of Rio de Janeiro was built in Santo Antônio Esplanade in the second half of the 20th century. The new Cathedral breaks the typology of the colonial churches and brings the influence of Maya pyramids in a modern building. Santo Antonio Esplanade traduces the breaking suffered by the urban tissue in this area of the city. It is still significant the contrast between past and present there, leaving open the defy of integrate them in a cultural and historical heritage set which retrieves the humanistic values which have always characterized Rio de Janeiro.
    La Catedral Metropolitana fue construida en la segunda mitad del siglo XX, en la Explanada de San Antonio. La nueva Catedral rompe con la tipología de las iglesias coloniales y asume, la influencia de las pirámides mayas. La Explanada de San Antonio expresa la gran ruptura que sufrió el tejido urbano en esta área. Todavía resulta significativo el contraste entre el pasado y el presente, que deja en abierto el desafío de integrarlos en un conjunto patrimonial que recupere los valores humanísicos que siempre caracterizaron la capital.
    A Catedral do Rio de Janeiro foi construída na Esplanada de Santo Antônio na segunda metade do século XX. A nova Catedral rompe com a tipologia das igrejas coloniais e traz a influência das pirâmides maias em um edifício moderno. A Esplanada de Santo Antônio traduz a grande ruptura que o tecido urbano sofreu nessa área onde é significativo o contraste entre o passado e o presente deixando em aberto o desafio de integrá-los em um conjunto patrimonial que recupere os valores humanísticos que sempre caracterizaram a cidade do Rio de Janeiro.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/127427/124590
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-12-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.