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Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957)

Fontenele, Ana Lúcia Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-04-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957)
  • Autor: Fontenele, Ana Lúcia Ferreira
  • Orientador: Castro, Marcos Camara de
  • Assuntos: Arranjo; Choro; Musica Popular Urbana; Samba; Arrangement; Urban Popular Music
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-R - CD3388;Programa de Pós-graduação em Música
  • Descrição: A presente tese pretende demonstrar de que forma se deu a junção do velho com o novo nos arranjos de Pixinguinha para orquestra popular do período entre 1947 a 1957. Por um lado, observa-se a influência da musicalidade do princípio do gênero choro, como o tipo de orquestração derivada das bandas militares e a presença de subgêneros ligados a danças de salão europeias como a polca, o schottisch, entre outros . Por outro, s encontram-se elementos musicais considerados modernos, os quais Pixinguinha já vinha incorporando-os na linguagem do choro. Dentre eles destacam-se a criação de vozes em contraponto à melodia principal, como também o uso de variações rítmicas ligadas ao samba dos seus primórdios e ao maxixe. Por meio do mapeamento dos elementos constituintes do tipo de musicalidade ligado ao princípio do choro e o seu diálogo com esses novos recursos, foi realizada a análise musical de quatro arranjos para orquestra popular criados por Pixinguinha nessa fase da sua carreira.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-19092018-140819
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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