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Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da semana e Atualidades atlântida (1956-1961)

Archangelo, Rodrigo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-08-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da semana e Atualidades atlântida (1956-1961)
  • Autor: Archangelo, Rodrigo
  • Orientador: Carneiro, Maria Luiza Tucci
  • Assuntos: Política; História Do Brasil; Desenvolvimentismo; Cinema Brasileiro; Cinejornal; Developmentalism; History Of Brazil; Newsreel; Policy; Brazilian Cinema
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Na leitura histórica dos cinejornais Notícia da Semana e Atualidades Atlântida, observa-se como suas imagens (fragmentárias, colhidas do descarte iminente e historicizadas com o auxílio de documentação correlata e ferramental teóricometodológico específico), e as mediações que comportam (os interesses econômicos e políticos do seu produtor, o Grupo Severiano Ribeiro empreendimento composto por várias instâncias da atividade cinematográfica), podem contribuir à compreensão do recorte histórico de 1956 e 1961, a respeito de certos limites de sua modernização econômica e avanços políticos. A partir da documentação fílmica e não fílmica remanescente, analisaremos no discurso audiovisual desses cinejornais duas vertentes: algumas representações da nação cinematográfica em imagens de prosperidade nela contidas; e noutro viés, mais ideológico, certas tensões em cenários de crises e conciliações da política nacional e internacional, mostrados em algumas notícias. Em ambos os eixos analíticos, o pano de fundo são as escolhas do seu produtor mediante as melhores oportunidades políticas e econômicas no ápice do período nacional desenvolvimentista, bem como no seu esgotamento, e consequente rearranjo político das forças decisórias em 1961. Neste viés, dialogamos com conceitos como encomenda (Baxandall) e campo (Bourdieu), bem como uma história cultural da política para se compreender a nação cinematográfica levada às telas. Ressalta-se, aqui, o ineditismo destas imagens à cultura audiovisual do século XXI, bem como a contribuição desta categoria de filme, o cinejornal, enquanto fonte de leitura à História do Brasil.
  • DOI: 10.11606/T.8.2015.tde-23112015-143329
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-08-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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