skip to main content

Gótico & Queer: uma análise de Lost Souls, de Poppy Z. Brite

de Jesus Rosa dos Santos, Andrio

Estudos feministas, 2022, Vol.30 (1), p.1-14 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Gótico & Queer: uma análise de Lost Souls, de Poppy Z. Brite
  • Autor: de Jesus Rosa dos Santos, Andrio
  • Assuntos: Aesthetics ; Brite, Poppy Z ; Feminism ; Fiction ; ficção gótica ; Gays & lesbians ; Gender ; Gothic fiction ; identidade queer ; Novels ; Personality ; Personality development ; Ponto de Vista ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Sexuality ; subcultura gótica ; Subcultures ; teoria de gênero ; Transgender persons ; WOMEN'S STUDIES ; Womens studies
  • É parte de: Estudos feministas, 2022, Vol.30 (1), p.1-14
  • Descrição: A subcultura gótica apresenta uma disposição altamente performática, algo que se reporta a sexualidade, corpo e gênero e, assim, a cena propicia o surgimento de identidades queer. O autor transgênero Poppy Z. Brite insere o romance Lost Souls nesse contexto, sendo um dos poucos autores de ficção gótica a relacionar sua obra à subcultura de mesmo nome. Nesse artigo, discorro sobre a subcultura gótica em paralelo à teoria de gênero de Butler, então analiso o desenvolvimento da personagem Nothing, de Lost Souls, em relação à estética da cena gótica. The Gothic Subculture features a highly performative disposition relating to sexuality, body, and gender and, thus, the scene promotes the emergence of queer identities. The transgender author Poppy Z. Brite inserts his novel Lost Souls in this context as one of the few authors of Gothic fiction to relate his work to the subculture of the same name. In this article I discuss the Gothic Subculture parallel to Butler’s theory of gender, and I approach the character development of Nothing, Lost Souls’ protagonist, relating it to the aesthetics of the Gothic scene. La subcultura gótica presenta una disposición altamente performativa relacionada con la sexualidad, el cuerpo y el género y, por lo tanto, la escena promueve el surgimiento de identidades queer. El autor transgénero Poppy Z. Brite inserta su novela Lost Souls en este contexto como uno de los pocos autores de ficción gótica que relaciona su trabajo con la subcultura del mismo nombre. En este ensayo hablo sobre la subcultura gótica paralela a la teoría de género de Butler, y me acerco al desarrollo del personaje de Nothing, protagonista de Lost Souls, relacionándolo con la estética de la escena gótica.
  • Editor: Florianopolis: Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Idioma: Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.