skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Teachers' social representations on drug use in a secondary school

Jussara Gue Martini Antonia Regina Ferreira Furegato

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 16, n. esp., p. 601-606, 2008

Ribeirão Preto 2008

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd R214 P.601 1682681 )(Acessar)

  • Título:
    Teachers' social representations on drug use in a secondary school
  • Autor: Jussara Gue Martini
  • Antonia Regina Ferreira Furegato
  • Assuntos: PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS; PREVENÇÃO DO ALCOOLISMO; ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 16, n. esp., p. 601-606, 2008
  • Descrição: A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de '5 POT.a' a '8 POT.a` séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável -um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais La preocupación con el abuso de drogas entre los jóvenes obliga a crear estrategias de prevención. El objetivo de esta investigación fue conocer representaciones sociales, según los profesores en una escuela secundaria de Florianópolis respecto al uso de drogas; palticiparon del estudio 16 profesores del 'QUINTA' al 'OITAVA' grado de educación secundaria. Las informaciones fueron obtenidas a través de redes de asociaciones, como una forma de respuesta a la
    expresión estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. Las representaciones mencionadas por los profesores fueron organizadas de acuerdo a un núcleo central -el otro vulnerable -un adolescente con necesidades que se vuelve usuario de drogas; fueron destacados como factores relacionados: la família, los enfrentamientos en su vida y la poca palticipación de la escuela en actividades de prevención. La complejidad de los factores involucrados en la producción, distribución y comercialización de drogas exigen la implementación de acciones que sobrepasen el ámbito educativo y de salud. Por 10 tanto, son necesarios programas de prevención intersectoriales que sean desarrollados en base a las realidades locales
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 601-606.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.