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Particularidades da infância na complexidade social: um estudo sociológico acerca das configurações infantis

Gomes, Lisandra Ogg

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-04-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Particularidades da infância na complexidade social: um estudo sociológico acerca das configurações infantis
  • Autor: Gomes, Lisandra Ogg
  • Orientador: Setton, Maria da Graca Jacintho
  • Assuntos: Crianças; Infância; Socialização; Sociologia Da Infância; Childhood; Children; Socialization; Sociology Of Childhood
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A infância e a atuação das crianças na sociedade nem sempre foram objeto de interesse por parte dos pesquisadores dos campos da sociologia e da educação, mas os processos de socialização foram estudados com afinco. Esta tese não trata dos modos de socializar as crianças, mas da forma como elas socializam-se e interagem nos seus espaços sociais. O objetivo principal é compreender como, em um determinado grupo de crianças, suas ações estiveram articuladas às instâncias da mídia, da escola e da família com o intuito de explicitar, através da prática, a necessidade de um diálogo pertinente entre as teorias de socialização e as teorias da sociologia da infância. Assim sendo, esta pesquisa está fundamentada em quatro pilares: a estrutura institucional, a agência das crianças, a história da infância e das crianças e os sentidos produzidos por elas na atualidade. A estrutura das instituições família, escola e mídia representa um elemento central para a análise das ações infantis, pois as crianças nascem em um contexto histórico-cultural e precisam aprender a se orientar e a entender as regras e os valores construídos pela sociedade. As crianças, na interação com seus pares e demais indivíduos, atuam e manifestam-se; provocam, de algum modo, modificações na estrutura institucional. Assim, as interações ocorridas entre elas produzem outros sentidos e valores. É, portanto, a análise desses sentidos infantis que oferece a possibilidade de conhecer as conexões indissociáveis e intensas que existem entre as teorias dos processos de socialização e as teorias da sociologia da infância, visto que não há socialização sem participação e atuação, assim como não há regras e normas que não produzam ações.
  • DOI: 10.11606/T.48.2012.tde-26062012-154412
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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