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Administração e políticas públicas em educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG de 1997 a 2009

Medeiros, Mirna de Lima ; Alves, Thiago ; Passador, João Luiz ; Passador, Cláudia Souza

Revista de Ciencias da Administracao, 2011-08, Vol.13 (30), p.61-87 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: RCA Revista de Ciencias da Administracao

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  • Título:
    Administração e políticas públicas em educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG de 1997 a 2009
  • Autor: Medeiros, Mirna de Lima ; Alves, Thiago ; Passador, João Luiz ; Passador, Cláudia Souza
  • Assuntos: administração ; Economic development ; Education policy ; educação ; políticas públicas ; Public policy ; revisão sistemática ; Studies ; Systematic review
  • É parte de: Revista de Ciencias da Administracao, 2011-08, Vol.13 (30), p.61-87
  • Descrição: Diante do consenso sobre a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos países, acredita-se que a administração das escolas e das organizações responsáveis pela gestão das redes de ensino é tema relevante para pesquisas em Administração. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é descrever a contribuição do EnANPAD e do EnAPG para a produção de conhecimento sobre administração e políticas públicas da educação básica.Para isso foi realizada uma revisão sistemática nos anais destes eventos referentes ao período de 1997 a 2009. Foram analisados 49 artigos por meio de protocolo que permitiu descrever: características dos trabalhos (distribuição temporal das publicações e as características das autorias); aspectos metodológicos (abordagem e tipologia das pesquisas do ponto de vista acadêmico/científico); e temas abordados. Percebeu-se que a produção está distribuída heterogêneamente no tempo; os autores são em sua maioria vinculados a instituições do Sudeste e Sul do Brasil; há um equilíbrio entre estudos exploratórios e descritivos; e há poucos estudos inferênciais. A abordagem qualitativa é predominante (55%), contudo, há número representativo de trabalhos quantitativos (35%). Quanto aos temas, verificou-se que 81,6% dos artigos se referem a quatro temas principais: desigualdade socioeconômica, financiamento da educação, qualidade do ensino e instrumentos de gestão.
  • Editor: Florianopolis: RCA Revista de Ciencias da Administracao
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

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