skip to main content

A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do prêmio cultura de teatro escolar

Catalan, Maria Cristina Noguerol

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2007-04-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A construção cênica como prática teatral escolar: a experiência do prêmio cultura de teatro escolar
  • Autor: Catalan, Maria Cristina Noguerol
  • Orientador: Pinto, Cyro Del Nero de Oliveira
  • Assuntos: Ensino; Prêmio Cultura De Teatro Escolar; Teatro; Ensino
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A escola tem mostrado que o processo de ensino e aprendizagem formalmente constituído parece não responder adequadamente às novas exigências da sociedade contemporânea. No entanto, a arte sempre foi uma janela para a humanização, tanto no aprendizado quanto na construção da visão de mundo com olhar mais humano. Neste sentido, o teatro é uma das grandes janelas para este objetivo, acima citado. Esta Dissertação traz a experiência do Projeto que culminou com a implantação do Prêmio Cultura de Teatro Escolar, na cidade de Suzano (SP), tendo a Diretoria de Ensino de Suzano como a grande alavanca da proposta. A pesquisa apresenta a fundamentação teórica do processo e sua motivação, bem como o histórico da trajetória do Prêmio Cultura, juntamente com os resultados da pesquisa com os participantes, entre os anos de 2001 e 2006. A pesquisa revela que, especialmente para os alunos, o Projeto foi de extrema relevância para a compreensão da construção de uma peça teatral e seus meandros, bem como as dificuldades nela encontradas. De outro lado, mostra o grande potencial do ponto de vista da sociabilidade do processo, no que tange às relações humanas e sociais, e para os diretores, o ganho substancial no encontro e na articulação do Projeto como um todo. A pesquisa revela que o teatro oferece condições de desenvolvimento intelectual, corporal, sensitivo para aquém e além dos processos de ensino e aprendizagem encontrados na escola e, por conseguinte, a experiência da montagem do espetáculo traz ganhos importantes para o desempenho posterior dos alunos no ambiente escolar.
  • DOI: 10.11606/D.27.2007.tde-23072009-161513
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2007-04-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.