skip to main content

Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública

Giovanetti, Rodrigo Manoel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2006-09-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
  • Autor: Giovanetti, Rodrigo Manoel
  • Orientador: Paraguay, Ana Isabel Bruzzi Bezerra
  • Assuntos: Ambiente De Trabalho; Prevenção Primária; Organização E Administração; Saúde Do Trabalhador; Impacto Psicossocial; Estresse; Ensino; Doenças Ocupacionais; Condições De Trabalho; Apoio Social; Teaching; Stress; Social Support; Working Conditions; Psicossocial Impact; Primary Prevention; Organization And Administration; Occupational Health; Occupational Diseases; Working Environment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.
  • DOI: 10.11606/D.6.2006.tde-25102006-105800
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2006-09-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.