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Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento

Cauduro, Celia Regina De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2008-09-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
  • Autor: Cauduro, Celia Regina De Souza
  • Orientador: Bueno, Jose Lino Oliveira
  • Assuntos: Winnicott Donald Woods 1896-1971; Comportamento De Apego; Desenvolvimento Emocional; Neurociências; Neurogênese; Relações De Objeto; Psicanálise; Winnicott Donald Woods -1896-1971; Psychoanalysis; Object Relations; Neuroscience; Neurogenesis; Emotional Development; Attachment Behavior
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A experiência vincular, entre o cuidador primário (mãe) e o bebê, no início da vida pós-natal, constitui o contexto da neurogênese, de acordo com os estudos realizados pela Neurociência do Desenvolvimento; e o fundamento do desenvolvimento emocional segundo a teoria do psicanalista Donald W. Winnicott. O objetivo desta pesquisa é aproximar as construções teóricas de autores que estudam diferentes aspectos de uma mesma realidade: as implicações da experiência vincular entre o bebê e o cuidador primário (mãe), que acontecem nas etapas iniciais do desenvolvimento humano, no processo de inter-relação psique-soma considerada a base do desenvolvimento emocional do ser humano. Essas construções pertencem a uma linha de pesquisa em neurociência do desenvolvimento e outra em psicanálise, representada pela teoria de Donald W. Winnicott, sobre os primórdios do desenvolvimento. Considerando-se que o presente trabalho é um estudo teórico-reflexivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. As conclusões têm o objetivo de fundamentar um conhecimento que possa ampliar a compreensão dos fatores que interferem no desenvolvimento do ser humano, no início da vida pós-natal, que podem ser responsáveis pelo aparecimento de psicopatologias em etapas futuras do ciclo vital. Enfatizam a necessidade do desenvolvimento de estratégias de intervenção precoce na relação mãe-bebê, em programas de assistência à infância, reforçando a importância da psicologia preventiva na proteção do desenvolvimento humano.
  • DOI: 10.11606/T.47.2008.tde-20012009-162040
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2008-09-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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