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Pavimentos brandos para a mitigação das Ilhas de calor: o caso do Jardim da Luz e seu entorno em São Paulo/SP

Maruyama, Cíntia Miua

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pavimentos brandos para a mitigação das Ilhas de calor: o caso do Jardim da Luz e seu entorno em São Paulo/SP
  • Autor: Maruyama, Cíntia Miua
  • Orientador: Franco, Maria de Assunçao Ribeiro
  • Assuntos: Arborização Urbana; Simulações Computacionais; Pavimento Brando; Pavimento; Infraestrutura Verde; Ilha De Calor Urbana; Envi-Met; Calçada; Green Infrastructure; Urban Afforestation; Sidewalk; Computer Simulations; Cool Pavement; Pavement; Urban Heat Islandi
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Ilhas de Calor Urbanas - ICU - já eram detectadas há mais de um século em cidades inglesas. Estudos indicam que a magnitude deste fenômeno climático chega a diferenças de 10°C na Região Metropolitana de São Paulo, considerando o centro do município e a área rural. Existem três estratégias principais para combater as Ilhas de Calor Urbanas - ICU: o plantio em larga escala de arborização e a adoção dos tetos e das coberturas brandas. As ICU trazem efeitos urbanos danosos, como eventos climáticos extremos de chuvas, enchentes, alagamentos entre outros e agravam problemas de saúde pública como o aumento da incidência de mortes e doenças cardiorrespiratórias. O assunto dos pavimentos brandos ainda é pouco desenvolvido no país, os poucos trabalhos existentes limitam-se ao desenvolvimento de novos materiais de pavimentação. Desta forma, a pesquisa intencionou analisar as possibilidades de implantação do pavimento brando e de tipologias de Infraestrutura Verde - IV para a mitigação das ICU em São Paulo/SP. Assim, procurou-se vislumbrar a aplicação dos pavimentos brandos e das tipologias de IV e quantificar os benefícios de atenuação de temperatura que eles podem trazer à cidade, por meio de simulações computacionais no programa ENVI-met. A metodologia do estudo de caso da aplicação dos pavimentos brandos na Paisagem Urbana considerou a análise de proposições em diferentes hierarquias viárias, para via arterial, coletora e local, que depois seriam replicadas para as demais vias. Para as simulações computacionais, foram determinadas duas datas em épocas do ano distintas, uma para o inverno e outra para o verão. Estabeleceram-se cenários ambientais para comparação dos resultados. Como resultados, na Av. Tiradentes o cenário de pavimento brando reduziu às 12h00 em 0,45°C a temperatura do ar no verão e em 0,30°C no inverno. Quanto à temperatura de superfície na avenida às 14h00, houve redução de 10,27°C no verão e em 10,16°C no inverno (13h00). O cenário com plantio de árvores conseguiu reduzir a temperatura do ar no verão em 1,86°C às 12h00 na mesma avenida e o com árvores e pavimento brando 2,21°C no mesmo horário e estação do ano. A hipótese inicial deste trabalho foi comprovada positivamente nas simulações computacionais e observou-se que o pavimento brando pode auxiliar na mitigação das ICU e, se ele for associado ao aumento de arborização, os resultados podem ser ainda melhores. A recomendação seria a de utilizar o pavimento brando de Alta Reflexão - PAR de concreto, de alto albedo nas vias, pavimento permeável de cor clara nas calçadas e pavimento brando PAR de concreto permeável nas ciclovias.
  • DOI: 10.11606/T.16.2020.tde-26032021-125251
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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