skip to main content

Processos de design contemporâneo: o lúdico como mediação e inter-relação entre a linguagem, a cultura e o contexto: apontamentos lúdicos para o design do mobiliário infantil interativo

Barreto, Gabriela Mafra

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Processos de design contemporâneo: o lúdico como mediação e inter-relação entre a linguagem, a cultura e o contexto: apontamentos lúdicos para o design do mobiliário infantil interativo
  • Autor: Barreto, Gabriela Mafra
  • Orientador: Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
  • Assuntos: Processo Criativo De Design Contemporâneo; Mobiliário Infantil Interativo; Linguagem Visual Lúdica; Design Lúdico Contemporâneo; Design Lúdico; Interactive Children'S Furniture; Ludic Design; Ludic Visual Language; Creative Process Of Contemporary Design; Contemporary Ludic Design
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Neste trabalho, investiga-se o elemento lúdico como mediador entre a linguagem, a cultura e o contexto. A escolha do tema e indagações desta pesquisa surgiram de referências atuais, em pauta na sociedade, em buscar por situações nas quais o caráter lúdico fosse agregador, mediador e interlocutor de questões e demandas relativas à sociedade contemporânea. Para tal, os processos criativos de design foram escolhidos como o caminho, o meio de observação, para examinar se, de fato, eles teriam o potencial de agregar as pessoas em prol de um ou vários objetivos na relação com os lugares e objetos simbólicos da vida. Esta possibilidade colocar-se-ia como transformadora no universo da arte, da arquitetura e do design contemporâneo. O principal objetivo desta pesquisa é investigar processos criativos que abranjam universos culturais lúdicos em diferentes áreas de estudos. Busca-se investigar como a concepção formal e visual transmitem diferentes conceitos, práticas experimentais e as diversas linguagens lúdicas, em cada processo criativo. Ao encontrar no elemento lúdico o caminho de confluência dos processos de criação, é possível perguntar se o Lúdico como Linguagem de Design é o rito de passagem e comunicação para os processos criativos contemporâneos? O corpus principal desta pesquisa é o processo criativo do projeto Mobi - Mobiliário Infantil Interativo, ao buscar no design dos móveis a sua identidade visual lúdica. Como apoio e parte dos processos metodológicos, investiga-se a linguagem lúdica nas áreas da arquitetura, através do projeto das Escolas Municipais de Ensino Infantil de Belo Horizonte - EMEIs -, da arte, com os bonecos do Giramundo, e da moda, com os desenhos de Ronaldo Fraga. Reconhece-se o design lúdico nessas diferentes áreas e acredita-se na transversalidade de linguagens visuais, no diálogo e interfaces, pressupostos na busca por um processo criativo contemporâneo.
  • DOI: 10.11606/T.16.2020.tde-01042021-193413
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.