skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Busca Geral
Busca Simples
This feature requires javascript
Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)
Carla Cristiane Paz Félix Ana Maria Kazue Miyadahira
2012
Localização:
EE - Escola de Enfermagem
(T4228 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)
Autor:
Carla Cristiane Paz Félix
Ana Maria Kazue Miyadahira
Assuntos:
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (ESTUDO E ENSINO)
;
TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA
;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
;
ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM)
;
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
;
Cardiopulmonar Resuscitation (Study And Education)
;
Emergency Treatment
;
Evaluation Of Learning
;
Higher Education (Nursing)
;
University Students
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Introdução: as estatísticas progressivamente preocupantes demonstram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo e, entre elas, estão as que levam à parada cardiorrespiratória (PCR). O aprimoramento contínuo do ensino do atendimento às vítimas de PCR pré ou intra-hospitalar torna-se fundamental para a boa formação dos profissionais de saúde, incluindo os de Enfermagem. Objetivo: o presente estudo teve por objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem no atendimento pré-hospitalar às vítimas de PCR, utilizando as manobras de Resssuscitação Cardiopulmonar (RCP) e o Desfibrilador Externo Automático (DEA), no aspecto teórico (CONHECIMENTO) e prático (HABILIDADE), seguindo as recomendações do "guideline" de 2010 da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR). Casuística e Método: a amostra foi constituída por 37 alunos do 1º ano, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que não tiveram nenhuma orientação prévia sobre o tema. A pesquisa foi executada no Laboratório de Enfermagem da EEUSP (LE-EEUSP), em três fases. Na 1ª fase, houve a avaliação prévia desses alunos por meio de prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) constituída por 40 questões e prova prática avaliada pela execução de um "check list" com 20 itens (avaliação da HABILIDADE). Na 2ª fase, foi realizado um Curso teórico-prático com exposição do assunto em aula teórica e, a seguir, a demonstração prática, em simulação no LE-EEUSP, com manequim e outros materiais e equipamentos específicos. Esse ambiente para simulação, assim organizado, foi disponibilizado, durante um mês, para o treinamento dos alunos sob orientação de instrutores que aferiram o tempo e o número de treinamentos de cada aluno.
Após essa etapa, na 3ª fase, esses alunos foram submetidos à nova avaliação, com prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) e prática (avaliação da HABILIDADE), utilizando os mesmos instrumentos da 1ª fase. Os parâmetros avaliados no estudo foram: desempenho dos alunos antes e após Curso teórico-prático; tempo de execução e número de treinamentos de cada aluno. Resultados: observou-se acréscimo de acertos na prova teórica (CONHECIMENTO) em 37 questões, com significado estatístico em 30 delas (p<0,05). Quanto à avaliação da HABILIDADE, houve aumento de acertos em 19 dos 20 itens do "check list" (p<0,05). Quanto à relação do percentual de acertos e/ou escores com o número de treinamentos, não houve correlação (p>0,05). No entanto, quanto relação do percentual de acertos e/ou escores com o tempo de execução a correlação foi significativa (p<0,05) e classificada como moderada. Conclusões: após o curso teórico prático ministrado, utilizando as estratégias de ensino descritivas, houve melhora significativa do desempenho dos alunos em ambos os aspectos avaliados: CONHECIMENTO e HABILIDADE.
Data de criação/publicação:
2012
Formato:
148 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
6
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript