skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)

Carla Cristiane Paz Félix Ana Maria Kazue Miyadahira

2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4228 )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)
  • Autor: Carla Cristiane Paz Félix
  • Ana Maria Kazue Miyadahira
  • Assuntos: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (ESTUDO E ENSINO); TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; Cardiopulmonar Resuscitation (Study And Education); Emergency Treatment; Evaluation Of Learning; Higher Education (Nursing); University Students
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: as estatísticas progressivamente preocupantes demonstram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo e, entre elas, estão as que levam à parada cardiorrespiratória (PCR). O aprimoramento contínuo do ensino do atendimento às vítimas de PCR pré ou intra-hospitalar torna-se fundamental para a boa formação dos profissionais de saúde, incluindo os de Enfermagem. Objetivo: o presente estudo teve por objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem no atendimento pré-hospitalar às vítimas de PCR, utilizando as manobras de Resssuscitação Cardiopulmonar (RCP) e o Desfibrilador Externo Automático (DEA), no aspecto teórico (CONHECIMENTO) e prático (HABILIDADE), seguindo as recomendações do "guideline" de 2010 da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR). Casuística e Método: a amostra foi constituída por 37 alunos do 1º ano, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que não tiveram nenhuma orientação prévia sobre o tema. A pesquisa foi executada no Laboratório de Enfermagem da EEUSP (LE-EEUSP), em três fases. Na 1ª fase, houve a avaliação prévia desses alunos por meio de prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) constituída por 40 questões e prova prática avaliada pela execução de um "check list" com 20 itens (avaliação da HABILIDADE). Na 2ª fase, foi realizado um Curso teórico-prático com exposição do assunto em aula teórica e, a seguir, a demonstração prática, em simulação no LE-EEUSP, com manequim e outros materiais e equipamentos específicos. Esse ambiente para simulação, assim organizado, foi disponibilizado, durante um mês, para o treinamento dos alunos sob orientação de instrutores que aferiram o tempo e o número de treinamentos de cada aluno.
    Após essa etapa, na 3ª fase, esses alunos foram submetidos à nova avaliação, com prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) e prática (avaliação da HABILIDADE), utilizando os mesmos instrumentos da 1ª fase. Os parâmetros avaliados no estudo foram: desempenho dos alunos antes e após Curso teórico-prático; tempo de execução e número de treinamentos de cada aluno. Resultados: observou-se acréscimo de acertos na prova teórica (CONHECIMENTO) em 37 questões, com significado estatístico em 30 delas (p<0,05). Quanto à avaliação da HABILIDADE, houve aumento de acertos em 19 dos 20 itens do "check list" (p<0,05). Quanto à relação do percentual de acertos e/ou escores com o número de treinamentos, não houve correlação (p>0,05). No entanto, quanto relação do percentual de acertos e/ou escores com o tempo de execução a correlação foi significativa (p<0,05) e classificada como moderada. Conclusões: após o curso teórico prático ministrado, utilizando as estratégias de ensino descritivas, houve melhora significativa do desempenho dos alunos em ambos os aspectos avaliados: CONHECIMENTO e HABILIDADE.
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 148 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.