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Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira

Bruno Bontempi Junior

Quaestio Sorocaba v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020

Sorocaba, SP 2020

Acesso online

  • Título:
    Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira
  • Autor: Bruno Bontempi Junior
  • Assuntos: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO -- BRASIL; INTELECTUAIS -- EDUCAÇÃO; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO -- BRASIL; HISTORIOGRAFIA
  • É parte de: Quaestio Sorocaba v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166. Acesso em: 18 out 2021
  • Descrição: O artigo apresenta uma proposta de pesquisa historiográfica sobre os temas “pensamento educacional” e “intelectuais” na produção divulgada nos Congressos Brasileiros de História da Educação (2000-2017). Alternativamente ao “balanço”, que enfatiza acúmulos e correntes principais, propõe a elaboração de um “inventário”, a fim de identificar e explicar os variantes e diversos modos de apropriação de referências e uso de conceitos. Metodologicamente, compreende-se que a natureza dessas apropriações e usos está referida a fatores múltiplos, tais como a formação inicial dos pesquisadores, a composição e orientação dos programas, linhas e grupos de pesquisa, os convênios nacionais e internacionais etc. A fim de sustentar o argumento, o artigo percorre a formação do campo, procede à crítica dos balanços e investiga os significados do conceito de intelectual e seus usos nas ciências humanas. Conclui, partindo de uma articulação reflexiva sobre esses tópicos, com hipóteses de investigação.
  • Editor: Sorocaba, SP
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 145-166.
  • Idioma: Português

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