skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Análise da influência da massa específica de agregados graúdos provenientes de resíduos de construção e demolição no desempenho mecânico do concreto.

Carrijo, Priscila Meireles

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2005-03-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise da influência da massa específica de agregados graúdos provenientes de resíduos de construção e demolição no desempenho mecânico do concreto.
  • Autor: Carrijo, Priscila Meireles
  • Orientador: Figueiredo, Antonio Domingues de
  • Assuntos: Resíduos De Construção E Demolição; Agregados; Reciclagem; Massa Específica; Concreto; Densidade; Density; Construction And Demolition Waste; Concrete; Bulk Specific Gravity; Aggregates
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em virtude de muitas dúvidas ainda existentes, referentes ao desempenho e durabilidade dos concretos com agregados de RCD reciclados, sua utilização até o momento é limitada, não chegando aos níveis desejáveis e necessários. Somam-se a essas, a falta de gestão, de ferramentas de controle de qualidade, de normalização e de melhoria nas operações unitárias de beneficiamento do RCD. Os agregados reciclados apresentam características físicas e comportamento bastante heterogêneo, o que dificulta sua utilização com confiabilidade, principalmente em situações que demandam um maior controle e responsabilidade por parte do material empregado, como no caso de concretos estruturais. A porosidade e absorção dos agregados reciclados influenciam, de maneira significativa, as propriedades do concreto fresco e endurecido. Mesmo que estes sejam separados por fases (concreto, argamassa e cerâmica), é possível encontrar porosidades variadas dentro de uma mesma fase. Portanto, não se pode afirmar que o comportamento de concretos com agregados de mesma fase será homogêneo. Por este motivo, para esta pesquisa os agregados reciclados vermelho (predominância visual de cerâmica vermelha) e cinza (predominância visual de materiais cimentícios) foram separados em quatro faixas de densidade (d<1,9; 1,9<d<2,2; 2,2<d<2,5; d>2,5 g/cm³). Foram analisados os resultados de resistência à compressão, módulo de elasticidade, absorção de água, índice de vazios, massa específica e consumo de cimento. Os resultados obtidos nos ensaios de avaliação das propriedades físicas e mecânicas dos concretos usando agregados vermelho e cinza e concretos com agregados convencionais foram analisados para quantificar a influência da porosidade dos agregados. Verificou-se que a influência da natureza mineralógica dos agregados (vermelho ou cinza) influenciou as propriedades de maneira menos intensa que sua porosidade. Além disso, os concretos produzidos com RCD de densidade inferior a 2,2 g/cm3 apresentaram menor resistência e módulo e maior absorção de água, tornando o concreto muito menos eficiente para aplicações estruturais. A separação dos agregados em faixas de densidade garantiu um comportamento bastante homogêneo dos concretos, quando se utilizou agregados da mesma faixa. Com isso, foi possível estabelecer uma correlação entre a porosidade dos agregados e o desempenho mecânico dos concretos. A separação por faixas de densidade se mostrou como um critério confiável de classificação e caracterização dos agregados para a fabricação de concretos, podendo ser utilizado em conjunto com a separação visual normalmente empregada.
  • DOI: 10.11606/D.3.2005.tde-11052006-143829
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2005-03-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.