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A participação regular continuada e as relações desenvolvidas com o Grupo Comunitário de Saúde Mental

Minaré, Nathália Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-05-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A participação regular continuada e as relações desenvolvidas com o Grupo Comunitário de Saúde Mental
  • Autor: Minaré, Nathália Fernandes
  • Orientador: Cardoso, Carmen Lucia
  • Assuntos: Grupo Comunitário De Saúde Mental; Pertencimento; Saúde Mental; Belonging; Mental Health; Mental Health Community Group
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) é um dispositivo de cuidado desenvolvido em um Hospital-Dia (HD). Trata-se de um grupo aberto, de sessão única que visa à promoção da saúde mental através da proposta de atenção às experiências cotidianas. Dentre seus integrantes, encontram-se ex-usuários do HD, que frequentam o GCSM de forma regular, voluntária e ativa por período superior a dois anos, o que caracteriza uma participação regular continuada. Este estudo tem por objetivo compreender os modos de se relacionar de exusuários do HD com o GCSM, que apresentam participação regular continuada no Grupo. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou como instrumentos observação participante e entrevista aberta com sete participantes. Para a análise dos dados foi utilizada Análise Temática, e interlocução com autores da área da saúde mental e da fundamentação teórica do GCSM. A análise possibilitou elaborar três principais temas de discussão: o primeiro, \"\'Eu tive que aprender a entrar no Grupo\': o processo de participação regular continuada\", aborda o desenvolvimento da participação regular continuada como processual, compreendida a partir do percurso dos entrevistados em diversos contextos de cuidado em saúde mental e no GCSM. O segundo tema, \"\'Eu sou alguém simples que ajuda as pessoas\': encontrando lugar a partir do GCSM\", aborda a experiência de lugar realizada pelos participantes regulares a partir do contexto grupal, com destaque para lugar de abertura, lugar de singularidade e expressão de si, e lugar de protagonismo e reconhecimento. Já o terceiro tema, \"\'Todo mundo é o Grupo Comunitário\': relações desenvolvidas com o Grupo\", abarca as principais relações dos participantes com o Grupo, dentre as quais foi possível identificar relações empáticas, comunitárias e de pertença, além de expressões de gratidão e desejo de contribuir com o Grupo, o que sugere modos de se relacionar com o GCSM que favorecem o engajamento na participação regular continuada. Dessa forma, é possível compreender que a manutenção da presença e da participação dos entrevistados no GCSM está associada ao desenvolvimento de senso de pertencimento a uma comunidade na qual pode haver uma experiência de si e com o outro, relações intersubjetivas e repercussões significativas na vida pessoal de cada participante. No recorte do GCSM, o destaque para as participações regulares continuadas remete a uma atenção para microprocessos de constituição do trabalho grupal, além de enfocar o ambiente relacional e sua relevância para a experiência subjetiva humana. Tal estudo sobre pessoas que estabelecem uma relação singular com um grupo de promoção de saúde mental aberto, que propõe o retorno à dimensão comunitária e propicia atenção às experiências de vida, colabora para os campos de pesquisa e de atuação multidisciplinar em saúde mental e saúde coletiva, pois amplia a compreensão de processos de subjetivação no contexto comunitário. Considera-se que este estudo contribui para discussões e práticas em saúde mental por auxiliar na compreensão de trabalhos grupais como tecnologias de cuidado e ampliar a reflexão sobre as necessidades essenciais do ser humano, tais quais a dimensão comunitária e o senso de pertença, desvelando possíveis caminhos para uma atenção psicossocial humanizada e efetiva.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-21062021-175213
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-05-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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