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O tempo das mudanças, o cinema e a luta pela apropriação das verdades um estudo do documentário Torre Bela (1978) de Thomas Harlan sobre o processo revolucionário português (1974-1975)

Alexandra Sofia Miranda dos Santos Maria Christina de Souza Lima Rizzi

2017

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.43530946 H283s (corrigida) )(Acessar)

  • Título:
    O tempo das mudanças, o cinema e a luta pela apropriação das verdades um estudo do documentário Torre Bela (1978) de Thomas Harlan sobre o processo revolucionário português (1974-1975)
  • Autor: Alexandra Sofia Miranda dos Santos
  • Maria Christina de Souza Lima Rizzi
  • Assuntos: Harlan, Thomas 1929-2010; DOCUMENTÁRIO -- SÉCULO 20 -- PORTUGAL; CINEMA -- SÉCULO 20 -- PORTUGAL; CINÉMA VERITÉ; ANÁLISE DE CONTEÚDO; FILMES; CINEMA -- ASPECTOS POLÍTICOS -- PORTUGAL; REVOLUÇÃO DOS CRAVOS; CINEMA -- ESTUDO E ENSINO; Torre bela (filme); CINEASTAS -- SÉCULO 20 -- ALEMANHA; (Portuguese) Carnation Revolution; Politics; Post- Truth; Truthful-Cinema
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha DVD - DVD0006, DVD0588;Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Este estudo tem por objeto o documentário de Thomas Harlan, Torre Bela (1978), filmado durante o processo revolucionário português (1974-1975). A película insere-se na raiz cinematográfica do cinema-verdade, destacando-se do debate em torno deste conceito desenvolvido por Jean Rouch e Edgar Morin no decênio de 1960, na medida em que propõe antes, uma abordagem materialista aos processos sociais, retomando a perspectiva desenvolvida por Dziga Vertov (1896-1954), cineasta russo autor do filme Kinoglaz (1924), que Thomas Harlan cita em diferentes cenas de Torre Bela. Harlan constrói de forma crítica e reflexiva uma síntese da atualidade, proveniente do recorte histórico, resultante da combinação sistematizada entre o fragmento do filme e a visão histórica sobre o processo revolucionário que o cineasta insere na montagem do filme. Ao concretizá-la, Harlan acaba por colocar luz nas contradições do processo português, alumiando, por exemplo, como o acordo militar para uma "nova política social", que defendia os direitos da classe trabalhadora como anunciado no Programa do Movimento das Forças Armadas, consolida-se apenas em direitos para a classe dominante, os proprietários dos meios de produção, excluindo-se o trabalhador do modelo de sociedade democrática. O filme é emblemático também, para compreender a forma como o trabalhador se torna sujeito político da Revolução, histórico, por isso, objetivando as suas utopias através da película, até o momento da intervenção da força militar contrarrevolucionária como mostra o final do filme. Em tese, o trabalho investiga como a reintrodução da perspectiva histórica sobre a forma como uma dada sociedade se organiza, bem como o ponto de vista do cineasta sobre o fenômeno social abordado torna-se, no caso da película Torre Bela, uma forma de resistência e de oposição ao movimento de desmanche e declínio das grandes utopias que marcou
    a segunda metade do século XX, e que na atualidade se reinventa no fenômeno da pós-verdade
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 263 p il. 1 DVD.
  • Idioma: Português

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