skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem

Belfort Da Silva Moren, Elizabeth ; Martins Soares David, Maria Manuela ; Penha Lopes Machado, Maria da

Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), 1992 (83), p.43-51 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
  • Autor: Belfort Da Silva Moren, Elizabeth ; Martins Soares David, Maria Manuela ; Penha Lopes Machado, Maria da
  • Assuntos: Análise de Erros ; Aprendizagem ; Ensino ; Ensino de 1º Grau ; Matemática
  • É parte de: Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), 1992 (83), p.43-51
  • Descrição: No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.