skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno Enfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumno Medical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the student

Maria do Carmo Lourenço Haddad ; Marli T. Oliveira Vannuchi ; Olga Chizue Takahashi ; Sônia Akiko Hirazawa ; Inês Gimenes Rodrigues ; Benedita Ribeiro Cordeiro ; Heliane Moura do Carmo

Revista latino-americana de enfermagem, 1993-07, Vol.1 (2), p.97-112 [Periódico revisado por pares]

Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno Enfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumno Medical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the student
  • Autor: Maria do Carmo Lourenço Haddad ; Marli T. Oliveira Vannuchi ; Olga Chizue Takahashi ; Sônia Akiko Hirazawa ; Inês Gimenes Rodrigues ; Benedita Ribeiro Cordeiro ; Heliane Moura do Carmo
  • Assuntos: Aprendizagem ; aprendizaje ; enseñanza ; Ensino ; learning ; Metodologia de Ensino ; Metodología de enseñanza ; teaching ; Teaching methodology
  • É parte de: Revista latino-americana de enfermagem, 1993-07, Vol.1 (2), p.97-112
  • Descrição: Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.Este trabajo trata de la metodologia de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica de la Universidade Estadual de Londrina, modificada con el propósito de hacerla centrada en el alumno, con énfasis mayor en las relaciones interpersonales y estruturada en la resolución de los problemas. Tuvo como objetivo verificar la percepción de los alumnos del último semestre del curso con relación al desarrollo de habilidades cognoscitivas, afectivas y psicomotoras por la disciplina sobredicha, cuando comparada a las otras disciplinas del curso. Los datos fueron obtenidos entre 1985 y 1990 bajo la aplicación de un cuestionario, aplicativo, a los alumnos que recibirían el Grado (de bachiller) a fin de año, en sesiones específicas. Se ha verificado que este método de enseñanza ha proporcionado al alumno una integración mayor entre teoría y práctica, mayor desarrollo en competencia de investigación en biblioteca, participación más activa en su proceso de aprendizaje y mayor capacidad como expositor verbal.This issue is about a teaching methodology developed by the Medical-Surgical subject of Nursing on Graduate Course at Universidade Estadual de Londrina. The teachers used the student-centered teaching process based on interpersonal relationship and problem solving method. The aim was to evaluate the last period of nursing students perception about developing of cognitive, affective and psychomotor abilities when compared with others subjects of nursing course since 1985 until 1990. This method of teaching supplied more integration among theory and practice, more ability in developing library search and oral exposition, besides more active student participation on his apprenticeship process.
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.