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A RELAÇÃO COM O SABER E O ENSINO DE QUÍMICA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA ANALISAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE DE SALA DE AULA

Francisco, Welington

Investigações em ensino de ciências, 2019-04, Vol.24 (1), p.1-21 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física

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  • Título:
    A RELAÇÃO COM O SABER E O ENSINO DE QUÍMICA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA ANALISAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE DE SALA DE AULA
  • Autor: Francisco, Welington
  • Assuntos: Chemistry ; Computer Assisted Instruction ; Knowledge ; Learning ; Learning Processes ; Organic Chemistry ; Science education ; Science Instruction ; Teaching Methods ; Undergraduate Students
  • É parte de: Investigações em ensino de ciências, 2019-04, Vol.24 (1), p.1-21
  • Descrição: Este trabalho discute a possibilidade de utilizar da noçâo da relaçâo com o saber de Bernard Chariot para identificar elementos que permitem verificar o processo de aprendizagem Química de estudantes de nivel superior. Para esta análise, considera-se a transposiçâo de sete elementos que ao mesmo tempo podem conduzir ou bloquear a apropriaçâo conceitual: atividade intelectual, mobilizaçâo, normatividade, professor questionador/mobilizador, rede de significados, relaçâo de saber e sujeito. Apoiando-se em tais elementos, analisaram-se narrativas feitas por quatorze estudantes do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi com a proposta de uma atividade envolvendo a resoluçâo de caso investigativo. Os resultados apontam que a noçâo da relaçâo com o saber se configura como mais uma alternativa para o Ensino de Ciencias de analisar o processo de aprendizagem. Isso porque permite avaliar todas as etapas/caminhos do desenvolvimento singular de cada sujeito (o processo) até a eficácia do produto final, desvelando para o professor os pontos que necessitarâo de mais relaçöes de saber para intensificar a mobilizaçâo dos sujeitos na atividade e na aprendizagem.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física
  • Idioma: Português

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