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O croqui do arquiteto e o ensino do desenho

Gouveia, Anna Paula Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 1998-06-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O croqui do arquiteto e o ensino do desenho
  • Autor: Gouveia, Anna Paula Silva
  • Orientador: Monzeglio, Élide
  • Assuntos: Representação; Processo De Projeto; Ensino Do Desenho; Simulação; Desenho; Croqui; Arquitetura; Simulation; Representation; Architecture; Process Design; Education Design; Drawing; Sketch
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta Tese está dividida em três volumes: I - Croqui: representação e simulação II - O desenho e o processo de projeto III - O ensino do desenho para arquitetos Os três volumes tratam do mesmo objeto de estudo: o desenho do arquiteto e para a arquitetura, mas sob um enfoque diverso. No Volume I, além de uma abordagem teórica sobre as premissas metodológicas, o desenho é visto sob três outros enfoques: enquanto conceito relativo à problemática inerente à arquitetura, ou seja, representação e simulação do espaço; enquanto instrumento de projeto adaptado a cada momento da arquitetura; e também enquanto objeto artístico. No Volume II, estreita-se a relação entre desenho e projeto de arquitetura, tentando estabelecer relações entre um e outro método. São apresentados os resultados do acompanhamento e análise do trabalho de vários arquitetos, bem como entrevistas, na íntegra, com os arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Guedes e Abrahão Sanovicz. No Volume III, o ensino do desenho tem destaque com base nas teorias da escola ativa, os métodos de ensino-aprendizagem e sua adaptação ao universo da arquitetura. Nos três volumes, a intenção principal é sempre verificar os pressupostos básicos para o ensino de desenho para futuros arquitetos. Os três volumes são permeados por conclusões inerentes ao enfoque sobre o qual se referem. No final do terceiro volume, apresenta-se uma conclusão sobre o enfoque geral, tratado nos três volumes, relacionando imagem, desenho e projeto para fins didáticos.
  • DOI: 10.11606/T.16.1998.tde-03052010-090659
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 1998-06-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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