skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis 

Ramos, Marina Bezerril Régis

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-12-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis 
  • Autor: Ramos, Marina Bezerril Régis
  • Orientador: Leme, Maria Cristina da Silva
  • Assuntos: Equipamentos Urbanos; Bairro Educador; Política Pública De Educação; Ceu Heliópolis; Participação; Participation; Education Policy; Urban Equipment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A dissertação é um estudo de caso que analisa o processo de desenho, implementação e gestão da política pública de educação CEU Heliópolis à luz do conceito \"Bairro Educador\", criado a partir da relação entre as lideranças comunitárias de Heliópolis - SP, a UNAS, e servidores públicos da EMEF Presidente Campos Salles. O objetivo da pesquisa é entender os processos de interação e participação entre os atores sociais na adaptação de uma política pública municipal de educação, os Centros Educacionais Unificados, que foi direcionada pelos desejos da comunidade, além de ser gerida por seus pares. Para tanto, o trabalho busca fazer um levantamento da formação da política pública de educação e da rede escolar em São Paulo para entender o trânsito de ideias e as concepções pedagógicas por trás dos projetos arquitetônicos escolares. Ademais, faz-se um estudo da formação urbana e social da favela de Heliópolis para compreender como o conceito \"Bairro Educador\" foi criado e tem pautado as relações políticas, administrativas e sociais da comunidade.
  • DOI: 10.11606/D.16.2020.tde-29042021-105755
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-12-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.