skip to main content

INTERSECTION BETWEEN CONTINUING TEACHER EDUCATION AND DIFFERENT TYPOLOGY OF TEACHING KNOWLEDGE IN THE BRAZILIAN RESEARCH/INTERSECCAO ENTRE A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS VARIAS TIPOLOGIAS DE SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS BRASILEIRAS/INTERSECCION ENTRE LA EDUCACION CONTINUA DEL PROFESORADO Y LOS DIVERSOS TIPOS DE CONOCIMIENTO DOCENTE EN LA INVESTIGACION BRASILENA

Moralles, Vagner Antonio ; Bego, Amadeu Moura

Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2020-01, Vol.16 (35)

Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    INTERSECTION BETWEEN CONTINUING TEACHER EDUCATION AND DIFFERENT TYPOLOGY OF TEACHING KNOWLEDGE IN THE BRAZILIAN RESEARCH/INTERSECCAO ENTRE A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS VARIAS TIPOLOGIAS DE SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS BRASILEIRAS/INTERSECCION ENTRE LA EDUCACION CONTINUA DEL PROFESORADO Y LOS DIVERSOS TIPOS DE CONOCIMIENTO DOCENTE EN LA INVESTIGACION BRASILENA
  • Autor: Moralles, Vagner Antonio ; Bego, Amadeu Moura
  • Assuntos: Continuing education ; Study and teaching ; Teachers ; Teaching
  • É parte de: Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2020-01, Vol.16 (35)
  • Descrição: Research on the theme of teaching knowledge has shown that the complexity of events in the classroom requires more than just the mobilization of knowledge-teachers must build and reconstruct their knowledge on a daily basis. Thus, continuing education is a unique process of reframing the teacher's professional practice. The goal of this paper is to characterize the intersection between teaching knowledge and continuing education in Brazilian journals, using the method of systematic literature review. As a result, it was found that the area of mathematics is the one that makes the most use of this intersection, focusing mainly on secondary education. The studies also pointed out that the interface research between continuing education and teaching knowledge is polysemic and polyphonic, and it is not possible to identify theoretical and methodological trends. Keywords: Teaching knowledge. Continuing education. Systematic review. Pesquisas sobre a tematica de saberes docentes evidenciaram que a complexidade dos eventos em sala de aula exige mais do que apenas a mobilizacao de saberes, o professor deve diariamente construir e reconstruir seus conhecimentos. Assim, a formacao continuada se configura em um processo impar de ressignificacao da pratica profissional do professor. O objetivo deste trabalho e caracterizar a interseccao entre as discussoes sobre os saberes docentes e a formacao continuada de professores em periodicos brasileiros, utilizando o metodo da revisao sistematica. Como resultados constatou-se que a area de matematica e a que mais realiza essa interseccao, sendo o Ensino Fundamental o principal foco. A pesquisa apontou, ainda, que as investigacoes na interface formacao continuada e saberes docentes se encontram polissemicas e polifonicas, nao sendo possivel identificar tendencias teorico-metodologicas. Palavras-chave: Saberes docentes. Formacao continuada. Revisao sistematica. La investigacion sobre el tema del conocimiento docente ha demostrado que la complejidad de los eventos en el aula requiere mas que la simple movilizacion del conocimiento, el docente debe construir y reconstruir diariamente su conocimiento. Por lo tanto, la educacion continua se configura en un proceso unico de reformulacion de la practica profesional del docente. El objetivo de este trabajo es caracterizar la interseccion entre el conocimiento docente y la educacion continua de los docentes en las revistas brasilenas, utilizando el metodo de revision sistematica. Como resultado, se constato que el area de las matematicas es la que mas logra esta interseccion, siendo la ensenanza primaria el foco principal. La tambien senalo que la investigacion en la interfaz de la educacion continua y el conocimiento docente es polisemica y polifonica, y no es posible identificar tendencias teorico-metodologicas. Palabras clave: Conocimiento docente. Educacion continua. Revision sistematica.
  • Editor: Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.