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O inferno do agora: uma leitura de Era uma vez Brasília (2017)

Campos, João Paulo De Freitas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-02-22

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    O inferno do agora: uma leitura de Era uma vez Brasília (2017)
  • Author: Campos, João Paulo De Freitas
  • Supervisor: Dawsey, John Cowart
  • Subjects: Walter Benjamin; Imagem Dialética; Ceilândia; Brasília; Adirley Queirós; Dialectical Image; Walter Benjamin
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Local notes: Versão corrigida
  • Description: Este ensaio apresenta uma leitura do filme Era uma vez Brasília (2017), do cineasta Adirley Queirós. A análise da obra é realizada através de um trabalho descritivo de sua mise en scène e da relação que estabelecemos no texto entre a obra do filósofo Walter Benjamin e o filme. Nesta jornada, partimos de uma perspectiva teórico-metodológica que procura pensar com as operações estéticas que o filme utiliza para compor arranjos de imagem e som. Diante da mise en scène, nos portamos como caçadores no encalço de uma presa: procuramos sinais e vestígios no ecrã e na banda sonora para pensar como o filme de Queirós constrói uma imagem dialética (BENJAMIN, 2018) do presente histórico nacional. Pensando com o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) e com a teoria do conhecimento de Benjamin, descrevemos uma série de aparições: terrenos baldios, histórias do passado, vislumbres do futuro, caveiras e outros elementos emergem na obra, tornando próxima ao espectador uma constelação de lonjuras capazes de nos surpreender e nos despertar para uma situação infernal. O cinema se torna, nessa perspectiva, uma máquina que faz aparecer, apresentando ao espectador mundos que podem subverter a história oficial ou as narrativas do progresso (TSING, 2015). A nossa hipótese afirma que esta obra elabora uma imagem dialética em que interagem os sonhos de progresso do passado de Brasília e o presente histórico do golpe de 2016 numa perspectiva crítica, nos dando a ver e escutar uma Ceilândia figurada como palco infernal da história em curso. Implodindo o tempo cronológico da história, subvertendo espaços reais e friccionando seus personagens, Era uma vez Brasília constrói uma contra-narrativa do progresso, nos mostrando as promessas não cumpridas da História brasileira recente.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-30082019-120248
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Creation Date: 2019-02-22
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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