skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Mudanças no uso do solo alteram a assimilação de 15N por grupos tróficos de macroinvertebrados em riachos

Diego Marcel Parreira de Castro Débora Reis de Carvalho; Paulo Santos Pompeu; Marcelo Zacharias Moreira; Marcos Callisto; Congresso Brasileiro de Zoologia (30. 2014 Porto Alegre)

Caderno de resumos Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2014

Curitiba Sociedade Brasileira de Zoologia 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Mudanças no uso do solo alteram a assimilação de 15N por grupos tróficos de macroinvertebrados em riachos
  • Autor: Diego Marcel Parreira de Castro
  • Débora Reis de Carvalho; Paulo Santos Pompeu; Marcelo Zacharias Moreira; Marcos Callisto; Congresso Brasileiro de Zoologia (30. 2014 Porto Alegre)
  • Assuntos: USO DO SOLO; COMUNIDADES AQUÁTICAS
  • É parte de: Caderno de resumos Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2014
  • Descrição: Em avaliações de gradientes de condições ambientais para subsidiar a proposição de ações de manejo de ecossistemas aquáticos, é essencial entender como alterações antrópicas no uso e ocupação do solo influenciam o fluxo de energia e as relações tróficas em riachos de cabeceira. Alterações na cobertura vegetal e substituição da vegetação nativa por monoculturas influenciam o funcionamento de riachos e interferem no aporte de nutrientes, na qualidade de recursos tróficos disponíveis e no fluxo de energia, podendo levar à simplificação de cadeias tróficas e redução da diversidade biológica. Isótopos estáveis são utilizados em avaliações sobre o fluxo de energia e as relações ecológicas em teias tróficas aquáticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar como a cobertura vegetal influencia as fontes de recursos para macroinvertebrados bentônicos em riachos sob diferentes usos do solo. Foram selecionados 9 riachos na bacia do reservatório de São Simão (bacia do Rio Paranaíba, MG), sendo 3 riachos em áreas com vegetação nativa, 3 em áreas de pastagem e 3 em áreas de cultivo de cana. Em todos os riachos foram obtidas 5 amostras independentes de cada Grupo Trófico Funcional (GTF) de macroinvertebrados bentônicos (predadores, fragmentadores, filtradores, raspadores e catadores), e de suas possíveis fontes de carbono (CPOM, FPOM, matéria orgânica particulada em suspensão, folhas da vegetação do entorno, serrapilheira, perifíton, macrófitas e algas). As amostras foram processadas em laboratório e analisadas quanto à composição isotópica de 13C e 15N. As proporções de 13C e 15N dos GTF de macroinvertebrados foram comparadas através de ANOVA. A composição de 15N evidenciou que todos, exceto fragmentadores, apresentaram os maiores valores em riachos sob influência de pastagem e cultivo de cana
  • Editor: Curitiba Sociedade Brasileira de Zoologia
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 202.
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.