skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Ideologia, política e indústria cultural: um estudo sobre o Projeto Brasil que eu quero, da TV Globo, nas Eleições 2018
Oliveira, Herik Rafael De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2022-12-08
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ideologia, política e indústria cultural: um estudo sobre o Projeto Brasil que eu quero, da TV Globo, nas Eleições 2018
Autor:
Oliveira, Herik Rafael De
Orientador:
Silva, Pedro Fernando da
Assuntos:
Democracia
;
Opinião
;
Propaganda
;
Informação
;
Escola De Frankfurt
;
Frankfurt School
;
Democracy
;
Opinion
;
Information
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta pesquisa dedicou-se à análise das conformações da ideologia no Projeto Brasil que eu quero (PBQQ), uma campanha da TV Globo cujo objetivo era apresentar desejos dos brasileiros tendo em vista as eleições de 2018. Fundamentado em reflexões da Teoria Crítica da Sociedade, o trabalho partiu de um levantamento sistemático da bibliografia sobre política, democracia, mídia e indústria cultural no indexador SciELO. Com base na análise dos títulos, resumos e palavras-chave dos 130 artigos coligidos e, posteriormente, fundamentado na leitura integral e análise de 38 artigos selecionados daquele corpus principal, apresentou-se criticamente as principais características, tendências, métodos, concepções, problemáticas e conceitos dos estudos sobre a temática indicando possíveis limites e reafirmando a necessidade das reflexões fundamentadas em uma teoria crítica e materialista quando se estuda a relação entre a política e os meios de comunicação. A tensão entre aspectos da produção sobre mídia e política e proposições de T. W. Adorno, M. Horkheimer e outros autores fundamentou os procedimentos, categorias e concepções para a análise do PBQQ, definindo a necessidade de se atentar, principalmente, à ideologia, aos aspectos psicológicos mobilizados pela campanha, à sua conformidade com as características da indústria cultural e às bases objetivas da sociedade capitalista tardia industrial. Identificou-se que o PBQQ operou como um dispositivo de inflação e administração das opiniões sobre política, cujos efeitos deletérios têm sido observados, e de legitimação dos conteúdos apresentados nos telejornais. Ao utilizar estratégias de integração e massificação do público apoiadas na repetição e na regressão mimética, o empreendimento se configurou como um aparato de participação política administrada. Seus estratagemas pressupunham regressões psicológicas como a reificação da consciência e a mentalidade do ticket. Encoberta por um verniz democrático, a iniciativa atuou como meio difusor de um estado calamitoso de crise social, de conformismo e de reacionarismo ao inflamar a comunicação dos problemas sociais sem prezar pela reflexão crítica. Baseado na análise de conteúdo das manifestações do público exibidas em articulação com materiais jornalísticos, identificou-se que, operando conforme o esquematismo da indústria cultural, o PBQQ tornou-se um artifício de modelagem da percepção e do entendimento, interpondo entre os sujeitos e a realidade sociopolítica conglomerados ideológicos concernentes a valores religiosos; a aspectos relacionados à indignação, à cólera e ao ressentimento; à ocultação das desigualdades existentes entre os sujeitos sociais que constituem a realidade agrária do país; à propagação de soluções alinhadas aos interesses macroeconômicos para o problema do desemprego; à redução dos impasses sociais a questões de competência técnico-administrativa; à difusão da exaltação da natureza, obnubilando a consciência dos problemas políticos; à disseminação da pauta anticorrupção amplamente mobilizada por movimentos regressivos; à exaltação nacionalista da ordem e do progresso; à ruptura com o passado ou à propagação de um saudosismo a despeito da violência política; à disseminação da necessidade urgente de mudança sem conteúdo social determinado. Foram identificadas correspondências entre esses conglomerados e forças políticas em disputa nas eleições respaldando o entendimento de que o PBQQ atuou como propaganda favorável ao processo de coordenação e avanço do autoritarismo e do reacionarismo no Brasil
DOI:
10.11606/D.47.2022.tde-15022023-185831
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2022-12-08
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
4
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript