skip to main content

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E ENFERMEIROS

Cassiane de Santana Lemos Juliana Rizzo Gnatta; Vanessa de Brito Poveda

Revista de Enfermagem UFPE on line Recife v. 17, e252604, 2023

Recife 2023

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E ENFERMEIROS
  • Autor: Cassiane de Santana Lemos
  • Juliana Rizzo Gnatta; Vanessa de Brito Poveda
  • Assuntos: ENFERMAGEM EM PÓS-ANESTÉSICO; RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA; EDUCAÇÃO PERMANENTE -- ENFERMAGEM; ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • É parte de: Revista de Enfermagem UFPE on line Recife v. 17, e252604, 2023
  • Notas: Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/252604/43505. Acesso em: 04 abr. 2023
  • Descrição: Objetivos: analisar a percepção de estudantes de enfermagem e enfermeiros quanto ao processo educativo de um curso de sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) à distância durante a pandemia de COVID-19; avaliar o desempenho dos participantes no curso. Métodos: Estudo transversal, com amostra por conveniência de estudantes de enfermagem e enfermeiros, de outubro a novembro de 2020, com 73 participantes de um curso de atualização sobre SRPA. A avaliação foi realizada por questionário eletrônico validado, mensurando experiências com educação a distância e necessidades de conhecimento relacionadas à SRPA, com análise de desempenho no pré e pós-teste das aulas do curso. Os dados foram analisados por estatística descritiva e modelo de efeitos mistos, com nível de significância estatística de 5%. Resultados: Dos 73 participantes, 65 eram enfermeiros e oito, estudantes de enfermagem, sendo que 26 (35,6%) preferiram o formato a distância para um curso de atualização. Ocorreu aumento de pontuação significativo (p<0,001) em todos os testes das aulas ministradas, com pontuação média no pré-teste de 48,97 (DP=12,3) e 80 (DP=9,8) no pós-teste. Conclusão: Evidenciou-se a melhora autopercebida do conhecimento dos participantes durante o curso EaD sobre SRPA, sobretudo, daqueles que não tinham especialização na área.
  • Editor: Recife
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: e252604.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.