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Mistério-bufo e o homem e o cavalo: a arte do circo na dramaturgia de Maiakóvski e Oswald de Andrade

Macedo, Sandra Moreira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2003-06-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mistério-bufo e o homem e o cavalo: a arte do circo na dramaturgia de Maiakóvski e Oswald de Andrade
  • Autor: Macedo, Sandra Moreira De
  • Orientador: Ruesch, Arlete Orlando Cavaliere
  • Assuntos: Bufo; Circo; Teatro; Maiakóvski; Oswald De Andrade; Bouffe; Mayakovsky; Circus; Theater
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho tem por finalidade investigar, através de uma análise comparativa, a presença de elementos estruturais e procedimentos característicos da arte popular, nas peças é possível observar aspectos do universo circense, como a dimensão hiperbólica do circense nas peças: O Homem e o Cavalo, de Oswald de Andrade e Mistério Bufo, de Maiakóvski. Em ambas personagens, a ridicularização de costumes sociais, o uso de máscaras sociais e da paródia. Em todo o trabalho, tentamos construir um diálogo entre as dramaturgias de Maiakóski e Oswald de Andrade, com a intenção de apontar semelhanças em suas escrituras teatrais, como, por exemplo, o \"desprezo pelo teatro naturalista\", o \"desejo de informar através do texto\", a visão de \"teatro como uma seqüência de paródias.\" A base metodológica deste estudo comparativo é uma investigação dos elementos artísticos da estética do espetáculo circense utilizados em ambas as peças como recursos estilísticos estruturais e suas implicações histórico-sociais
  • DOI: 10.11606/D.8.2003.tde-22122022-162817
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2003-06-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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