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Raiók a representação musical do pensamento de Chostakóvitch sobre o formalismo e o realismo socialista
Euro de Barros Couto Júnior Arlete Orlando Cavaliere
2004
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(CD 0112 ANEXO )
(Acessar)
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Título:
Raiók a representação musical do pensamento de Chostakóvitch sobre o formalismo e o realismo socialista
Autor:
Euro de Barros Couto Júnior
Arlete Orlando Cavaliere
Assuntos:
Chostakóvitch, Dimítri Dmítrievitch 1906-1975
;
CANTATA -- RÚSSIA
;
FORMALISMO RUSSO
;
REALISMO SOCIALISTA
;
HISTÓRIA DA RÚSSIA
Notas:
Tese (Doutorado)
Notas Locais:
Literatura e cultura russa
Descrição:
O presente trabalho tem por finalidade tratar de aspectos que envolvem a inserção histórica da cantata Raiók do compositor russo Dmítri Dmítrievitch Chostakóvitch (1906-1975), baseada em seus próprios escritos, e composta em 1948. Escolhemos enfocar esta obra, para, além de reunir algumas informações que ainda não existem disponíveis em língua portuguesa sobre essa inusitada peça, dedicarmos parte deste estudo à análise musical e textual. Além disso, a cantata foi escolhida por tratar-se de uma obra em que Chostakóvitch manifesta sua indignação diante da repressão que a arte sofreu a partir de 10 de fevereiro de 1948, devido à publicação, no jornal Právda, de uma pesada resolução do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, resolução esta de caráter condenatório, e de um manifesto, lido no Primeiro Congresso de Compositores Soviéticos, em abril do mesmo ano, que desmantela o grupo dos principais compositores soviéticos de então. O trabalho tem uma parte histórica, por certo necessária, e seu ponto central contém a análise da cantata satírica de Chostakóvitch. A cantata é uma coleção de textos e de melodias que são parodiados por Chostakóvitch, dando à obra um caráter satírico e irônico, em que pode ser encontrada uma das faces mais mordazes do estilo daquele autor
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
228 p CD-ROM.
Idioma:
Português
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