skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto "estudo do papel da proteina galectina-3 no fluxo metabólico de melanomas cutâneos murinos"

Júlia Maria Pavan Soler Bruno César Galhardo; Daniel Walter Martins

São Paulo IME-USP 2012

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA S685r 2012 v.14 )(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "estudo do papel da proteina galectina-3 no fluxo metabólico de melanomas cutâneos murinos"
  • Autor: Júlia Maria Pavan Soler
  • Bruno César Galhardo; Daniel Walter Martins
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/03abb79f-5d1d-44cf-8133-8aaf6a1804db/2296638.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-12P14
  • Descrição: O estudo realizado trata de melanoma, um tipo específico de câncer de pele. As unidades amostrais são 32 células de melanoma, os melanócitos, submetidos a diferentes condições de cultivo: Linhagem (G2:Galectina e N3), Oxigênio (Hipóxia e Normóxia) e Glicose (Controle e Alta). As variáveis respostas são a quantidade de cada um de 31 metabólitos (resíduos da respiração celular) avaliados em cada célula, expressa em forma de porcentagem. O objetivo do estudo é compreender o impacto da expressão da proteína Galectina-3 no metabolismo de células tumorais e encontrar padrões metabólicos gerais, associando a etapas do desenvolvimento tumoral. As abordagens estatísticas adotadas foram construção de gráficos Box Plot, Dot plot e tabelas descritivas para observar o comportamento dos metabólitos; em seguida, após utilizar a transformação de Aitchison para Dados Composicionais, partiu-se para análises marginais, de cada variável separadamente, via ANOVA e seleção dos metabólitos mais importantes na segmentação dos fatores. Por fim, as Análises Discriminante e Regressão Logística, com as variáveis selecionadas pela ANOVA, construíram critérios para classificar as amostras segundo às condições experimentais. As conclusões obtidas apontam que é possível criar diferentes grupos de metabólitos: os que não diferenciam nenhum dos três fatores de cultivo estudados, alguns outros que segmentam somente os efeitos principais destes fatores, e os demais grupos que contém interações. A partir desses grupos, que correspondem a seleção de metabólitos (variáveis), as abordagens multivariadas de segmentação puderam mostrar suas efetividades e apresentar resultados de diferenciação, por exemplo, a taxa de acerto da discriminação entre os níveis do fator Linhagem, obtida através da análise de Regressão Logística, é 87,5%.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 95 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.