skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto "análise morfométrica e funcional da parede abdominal em indivíduos com lombalgia mecânica inespecífica"

Carmen Diva Saldiva de André Lucia Pereira Barroso; Júlia Reiff Cassano; Leandro Nakao Maeda

São Paulo IME-USP 2010

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA A555r 2010 v.01 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "análise morfométrica e funcional da parede abdominal em indivíduos com lombalgia mecânica inespecífica"
  • Autor: Carmen Diva Saldiva de André
  • Lucia Pereira Barroso; Júlia Reiff Cassano; Leandro Nakao Maeda
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/63daf924-ace5-45b4-b3ff-6555a42282a6/1838075.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-10P01
  • Descrição: A dor lombar crônica representa uma das principais causas de problemas de saúde e está associada com altos custos médicos, perda da produtividade no trabalho e incapacidade. Vários estudos sugerem que pessoas com lombalgia crônica podem apresentar alterações no controle postural, promovendo deficiências no equilíbrio estático e dinâmico. A postura de um indivíduo resulta da ação do Sistema Nervoso Central que através dos comandos neurais busca resgatar o equilíbrio entre as forças em cada segmento e globalmente. Em indivíduos saudáveis ocorre contração antecipatória de músculos que estabilizam a coluna previamente aos movimentos voluntários. É relevante o número de indivíduos com dor lombar crônica que apresentam falha na ativação prévia dos músculos estabilizadores abdominais, que pode ser comprovada através de atividade muscular e de exames de imagem. A orientação, espessura e comprimento das fibras de cada músculo envolvido em tarefas nas quais outro músculo funciona como motor primário, o capacita para restringir a mobilidade da coluna e participar das estratégias de ajuste antecipatório postural como músculos preparatórios para o controle do deslocamento vertebral durante movimento do tronco e membros. A imagem ultrassonográfica permite a visualização de contração muscular e das espessuras de cada músculo. Neste trabalho foram analisadas as mudanças de espessura de músculos da parede abdominal em indivíduos saudáveis e lombálgicos, em repouso e expiração padronizada. O objetivo é verificar se há diferença entre os dois grupos de indivíduos quanto à mudança que ocorre na espessura em três regiões dos músculos, quando eles passam da situação de repouso para a expiração. Caso isto ocorra, essa mudança pode explicar a ocorrência de dor lombar.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 55 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.