skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O aprendizado sobre a (ir)relevância dos estímulos

Endemann, Peter

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2013-08-30

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    O aprendizado sobre a (ir)relevância dos estímulos
  • Autor: Endemann, Peter
  • Orientador: Tomanari, Gerson Aparecido Yukio
  • Materias: Atenção; Resposta De Observação; Discriminação; Estímulos; Movimentos Dos Olhos; Observing Response; Eye Movements; Discrimination; Attention; Stimuli
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: O problema desta pesquisa se configura em analisar as variáveis envolvidas no aprendizado da resposta de observação visual apropriada em arranjos com diferentes variações de estímulos irrelevantes e as implicações deste aprendizado para o estabelecimento da discriminação. O aprendizado da resposta de observação apropriada não vem apenas expor o animal aos estímulos especificados, no sentido de que o animal passa a atentar a eles, mas envolve o aprendizado sobre a relevância desses estímulos e, simultaneamente faz com que o animal deixe de atentar e a responder aos estímulos irrelevantes. No que se refere ao estabelecimento da discriminação, este problema de pesquisa foi tratado prioritariamente no período pressolução. Ampla extensão do período pressolução ou mesmo falhas no estabelecimento da discriminação podem ser determinadas por falhas no aprendizado sobre a relevância dos estímulos discriminativos. Nesse sentido, o procedimento proposto objetiva analisar o papel dos estímulos irrelevantes sobre a distribuição das respostas de observação e o aprendizado daquela que foi definida como apropriada em função dos estímulos discriminativos. A análise foi realizada em tarefas de discriminação simultânea com diferentes variações de pares de estímulos irrelevantes. Estas variações foram apresentadas para quatro grupos de oito participantes cada. Estas variações foram apresentadas na seguinte ordem: Constante (Grupo Const) Inter-tentativas (Grupo Inter) Intra-tentativas (Grupo Intra) Variações combinadas (Grupo Comb). Os resultados mostraram que a extensão do período pressolução para os Grupos Intra e Comb foi maior do que para os Grupos Const e Inter. Inversamente, a distribuição da observação para os estímulos discriminativos foi menor para os Grupos Intra e Comb em comparação aos demais grupos nas três primeiras tentativas. Algumas questões foram fundamentais para a análise e a discussão sobre o aprendizado da resposta de observação apropriada a partir de diferentes arranjos de estímulos e em função das consequências diferenciais. Entre elas, o papel mediador da última observação entre as diferentes consequências e a variação e modelagem das respostas de observação. Discutiu-se que houve situações onde o aprendizado sobre a irrelevância dos estímulos bem como situações onde o aprendizado sobre a relevância dos estímulos foi requerido. O requerimento deste aprendizado afetou o aprendizado da resposta de observação apropriada
  • DOI: 10.11606/T.47.2013.tde-26112013-150403
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Fecha de creación: 2013-08-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere