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O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval(séculos XII e XIII): indicativos da formação dos arquitetos mestres construtores

Borges Filho, Francisco

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2005-09-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval(séculos XII e XIII): indicativos da formação dos arquitetos mestres construtores
  • Autor: Borges Filho, Francisco
  • Orientador: Minami, Issao
  • Assuntos: Vitrúvio; Euclides; Ferramentas E Instrumentos; Geometria Prática; Mestres Construtores; Villard De Honnecourt; Vitruvio; Tools And Instruments; Practical Geometry; Master Builders
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa enfoca os séculos XII e XIII, conhecidos como o período do Renascimento Medieval. É a época do auge da produção da arquitetura gótica, onde as inovações construtivas aparecem e se consolidam. É na óptica dos procedimentos práticos e dos conhecimentos geométricos que estão as principais vertentes da pesquisa. O tipo e a profundidade do conhecimento da geometria – que era considerada o coração do ofício do pedreiro medieval – são pesquisados junto às obras de Euclides (Os Elementos) e Vitrúvio (De Architectura), demonstrando a intensidade de sua difusão junto aos mestres por toda a Idade Média. Com os cadernos de Villard de Honnecourt temos a prova da utilização dos manuais da Geometria Prática – Geometria Fabrorum – pelos arquitetos mestres construtores. A formação dos arquitetos se dava fora da educação formal. Era através das tradições do ofício quase sempre ensinadas oralmente e através de textos antigos, acessíveis por traduções em língua vernácula que ela acontecia, principalmente dentro das Corporações. Conhecimentos transmitidos através de clérigos que dominavam o latim, também foram importantes meios para o enriquecimento de procedimentos e habilidades tradicionais, que seguiam sendo disseminadas oralmente. Somente ao final da Idade Média, alguns mestres alemães dispõem-se a escrever e desvelar o segredo dos pedreiros. Todas as escolhas são privativas do arquiteto mestre construtor, o que comprova a existência do projeto medieval que com suas diferentes formas de representação e execução, variados instrumentos e ferramentas, materializou um espaço arquitetônico coerente com o conhecimento geométrico e a tecnologia disponível.
  • DOI: 10.11606/T.16.2005.tde-13102005-115856
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2005-09-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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