skip to main content

Apelos estéticos da criação publicitária: o concretismo como tendência criativa

Alves, Déborah Dias

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-08-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Apelos estéticos da criação publicitária: o concretismo como tendência criativa
  • Autor: Alves, Déborah Dias
  • Orientador: Correa, Victor Aquino Gomes
  • Assuntos: Redação Publicitária; Publicidade; Poesia Concreta; Llinguagem Poética; Literatura E Comunicação; Criação Poética; Literature And Communication; Concrete Poetry; Poetic Creation; Poetic Language; Advertising Writing; Advertising
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Nesta dissertação, propomos um encontro entre poesia concreta e publicidade, demonstrando como os textos publicitários brasileiros sofreram influência do movimento Modernista, se apoiando em técnicas típicas da vanguarda poética para aproximar a publicidade da arte por meio de um viés artístico, estético, cultural e estilístico e criando uma identidade própria para o modo brasileiro de se fazer criação publicitária no Brasil. Usamos recursos gráficos, como poemas cartazes, poemas concretistas e peças publicitárias de diferentes campanhas e anunciantes para ilustrar nossos levantamentos. Esta pesquisa é resultado de um estudo que relaciona duas áreas: literatura e publicidade.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-04032021-144356
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-08-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.