skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Pronatec Formação Inicial e Continuada (FIC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: um estudo de caso
Silva, Sandra Maria Glória Da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-03-02
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Pronatec Formação Inicial e Continuada (FIC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: um estudo de caso
Autor:
Silva, Sandra Maria Glória Da
Orientador:
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal
Assuntos:
Implementação De Cursos Pronatec Fic
;
Perfil De Alunos
;
Permanência E Evasão Escolar
;
Qualificação Profissional
;
Implementation Of Pronatec Fic Courses
;
Permanence And Dropout
;
Professional Qualification
;
Students Profile
Descrição:
A pesquisa que deu origem a esta tese tem por objetivo apreender a maneira pela qual o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) se materializou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nos campi Avaré, Presidente Epitácio, Registro, São Paulo e Sertãozinho, considerando-se as relações possíveis entre os cursos ofertados, os arranjos produtivos locais, os perfis dos alunos matriculados e o número de concluintes e de não concluintes no período de 2012 a 2014. Optou-se pelo estudo de caso como estratégia de investigação por considerá-lo apropriado à análise de fenômenos sociais complexos e por possibilitar a apreensão de características holísticas do fenômeno estudado (YIN, 2001). A pesquisa baseou-se no levantamento e análise de dados quantitativos provenientes do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) total de alunos matriculados, número de concluintes e de não concluintes, sexo, idade, escolaridade, cor da pele ; e dados qualitativos, como documentos textuais (indicadores sociais e educacionais, legislações governamentais, publicações do IFSP) e fontes orais (relatos de servidores municipais, coordenadores de cursos Pronatec, supervisores pedagógicos, professores e alunos egressos). A análise dos resultados se norteou por referencial teórico que busca evidenciar as contradições existentes no fenômeno estudado, a historicidade, as relações entre o geral e o particular. Pressupondo-se que tudo está em movimento, em constante interação, sustenta-se a tese de que o formato do programa federal analisado foi condicionado ao contexto social no qual foi implementado pela ação dos sujeitos que nele atuaram. Nessa perspectiva, verificou-se que o processo de implementação ocorreu em meio a dúvidas sobre o funcionamento do Programa, tensões em relação aos prazos a serem cumpridos, às metas a serem atingidas e aos desafios a serem superados. No decorrer desse processo, as diretrizes do Pronatec incidiram sobre as instituições visando conformá-las segundo suas orientações. No entanto, essa tentativa de conformação foi permeada por contradições dialéticas, pois os contextos institucionais não são estáticos, mas dinâmicos; as equipes de trabalho são compostas por sujeitos históricos portadores de vontades, visões de mundo, ideais, concepções e princípios distintos. Portanto, ambos (contextos e sujeitos) também induziram mudanças no Programa. Constatou-se a existência de diferentes perfis de alunos matriculados em cursos Pronatec FIC. Esses perfis variaram conforme o curso ofertado, o turno (manhã, tarde ou noite), a região onde o curso foi ministrado (zona urbana ou zona rural), o Ministério demandante (MTE, MDS ou MDA). Entre os principais motivos levantados, pelos quais 57% do total de alunos matriculados não concluíram os cursos, destacam-se, em ordem de maior para menor recorrência: conseguir emprego; não ter com quem deixar os filhos; transporte público precário ou inexistente.
DOI:
10.11606/T.48.2020.tde-03122020-122614
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2020-03-02
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript